segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Seculte-Aurora reforma prédio da antiga Estação Ferroviária



A Secretaria de Cultura do município de Aurora prossegue com os trabalhos de reforma da Estação Ferroviária. O antigo prédio abrigará a partir de agora o acervo da Biblioteca Pública Municipal, além de servir de espaço para o programa 'Ilha Digital'.
Segundo o secretário de Cultura, Turismo e Desporto do município, José Cícero, existe todo um projeto para revitalizar o espaço da velha estação que é um dos mais importantes símbolos da histórica da cidade. “Defendemos o tombamento do prédio com obras de infra-estrutura em seu entorno. Além da biblioteca queremos criar o museu, uma praça de alimentação, o telecentro(Ilha Digital) e uma pracinha para proporcionarmos lazer e entretenimento para a população”, explica o secretário. “A pedra da estação precisa voltar a ser um espaço de visitação pública como nos velhos tempos. No passado, afirma ele, tudo que era novidade passava por lá. Era o espaço mais democrático e sociável daquela época. Lá se sabia das novidades e das notícias da Corte, da capital e do mundo. A verdadeira TV dos tempos modernos. Um patrimônio arquitetônico que precisa ser recuperado em nome da nossa memória", disse ele. Foi na pedra da estação de Aurora que ocorrera o célebre e trágico assassinato de Izaías Arruda, aurorense, um dos maiores coiteiros de Lampião no Cariri e que também se tornou pela força, ser prefeito do vizinho município de Missão Velha.
Um dedo de prosa sobre a História:
A estação de Aurora foi inaugurada em de 07 Setembro 1920. Segundo registros, foi uma data das mais festejadas que o município já experimentou. Um símbolo do progresso e duma época áurea de Aurora. O primeiro entroncamento do Cariri.
HISTÓRICO DA LINHA:
A linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul até o dia 16 de novembro de 1989, quando pararam. Sobraram somente os trens metropolitanos em Fortaleza... Agora já se ventila para breve o Trem do Cariri que interligará o triãngulo Crajubar.
Rede de Viação Cearense (1920-1975)RFFSA (1975-1997)
Inauguração da Estação de Aurora 07. 09. 1920
Da Redação do blogdaAurora/Jc
Site Estações Ferroviárias

Nenhum comentário: