segunda-feira, 16 de março de 2009

Atualidades: A bomba química da indução alimentar dos nossos adolescentes

Com o advento do crescimento do capitalismo direcionado ao marketing agressivo, toda sorte de mazelas, vem assolando o já frágil convívio do tecido social planetário. Pois à medida que cresce a tecnologia, diminui o campo de trabalho, obrigando os seres humanos a ter uma vida ao ritmo das máquinas, isto vem trazendo inúmeros prejuízos para a convivência dos seres humanos. A adaptação desta selvageria da modernidade e da concentração de renda, pois, senão: vejamos as pessoas hoje em dia não podem escolher o seu cardápio, ou ter um momento para as refeições. Na falta disto, vão se alimentar nas grandes cadeias Capitalistas de distribuição de alimentos que oferecem às pressas, -refrigerante com hamburguer- feitos tudo a base de gordura saturada e colesterol, além da alta taxa de glicose, razão esta, de está a cada dia aumentando em forma de progressão geométrica os casos de crianças com problemas cardíacos, diabetes, e outras mazelas como o stress, depressão e outros. Os seres humanos não são máquinas, não podem responder o interesse dos grandes mercados de capitais com subserviência, como a pressa, como a falta de horário para alimentação.
Estamos entupindo nosso organismo de colesterol, triglicérides e glicose. Iremos pagar um preço alto pela ingestão de alimentos degradadores de nosso próprio organismo, bem como, iremos criar uma geração de obesos, porque não dizer de crianças obesas, stress, depressão. Tudo isto para nutrir a ganância de um marketing agressivo e bem aparelhado, sem a devida preocupação com a qualidade alimentar, na visão somente do lucro rápido, passando por cima da saúde de nossas crianças e nossos jovens, com alimentos que são verdadeiras bombas químicas alimentares, a curto e em longo prazo.
Por: Luiz Domingos de Luna
Professor, Pesquisador e escritor.
Mestre da Ordem Stª Cruz de Aurora-CE.
***Comentário do JC:
Nobre professor Domingos,
Você toca num elemento crucial para os nossos tempos modernos que é a questão da nossa atual Dieta Alimentar. O que se tem hoje na verdade é uma bomba relógio. Uma dieta a base das temíveis gorduras trans, colesterol LDL e muita, muitíssima química sob o expediente de diversos conservantes, aromatizantes, acidulantes, além de hormônios e (pasmem) até antibióticos(sobretudo no frango) o que na verdade, em muitas destas substâncias, a ciência sequer tem conhecimento do que podem causar ao nosso organismo. Daí os diversos e inacreditáveis tipos de cânces e outras patologias afins. Daí os príons, enzimas, vírus e bactérias estranhas(super-bactéria) etc. Daí a obesidade a se espalhar pelo mundo causando uma série interminável de complicações para a saúde das pessoas...
Realmente estamos comprometendo o nosso futuro com uma "geração obesa". A obesidade já é uma das doenças que mais matam no mundo. O consumo de carnes também é algo preocupante. Estamos tansformando nossos estômagos em verdadeiros Cemitérios. Nossa "máquina" , digo, nosso organismo Não foi criado para sermos canívoros não e tampouco, para uma alimentação quase alienígena, química, sintética etc. A modernidade do capitalismo soterrou a nossa base de alimentação tradicional(saudável e necessária). E o resultado está aí saltando aos olhos de todos: basta olharmos para o corpo, a anatomia das nossas crianças, jovens. e idosos. Parabéns pela abordagem do tema que julgo ser da mais alta relevância, bem como de grande valia para o processo efetivo de uma educação mais salutar, inclusive nesta questão fundante que é o debate em torno da alimentação dos dias hodiernos, que inevitavelmente irá descambar num melhor entendimento para uma boa saúde popular. Fico feliz, também pelo fato de o meu tema para a monografia de especialização em Biologia ter sido neste mesmo ângulo de abordagem e preocupação: Uma alimentação à base da química em desfavor da saúde e, em oposição a dieta alimentar do nosso passado(natural).
Parabéns,
José Cícero -
Blogs de Aurora e do JC
Revista Aurora.

Nenhum comentário: