sábado, 21 de março de 2009

Parada Musical: Emburrecimento das massas a pleno vapor

Cinco das 20 músicas mais tocadas no Rio são de funk, ausente das rádios paulistas. Graças aos czares do gênero, temos o privilégio de ouvir veiculadas no Rio obras primas como "Aquecimento das danadas" com Jonathan Costa e "Quero beijar a noite inteira" com Gaiola das Popozudas. Rádio é cultura, ki beleza. Entre as gringas no Rio salva-se apenas “Viva la vida” com o Coldplay, um verdadeiro diamante de mil quilates se comparado a James Blunt, Mariah Carey, Leona Lewis, Britney Spears. Fala sério.
São Paulo sofre de outras pragas, entre elas Alexandre Pires, Grupo Sorriso Maroto, Leonardo e Bruno Marrone. Na parada dos mais vendidos da revista Sucesso CD, as coletâneas caça níqueis que as gravadoras lançam para fazer caixa ocupam 14 posições, com o "Perfil" de Ivete Sangalo em terceiro lugar, uma cantora que até agora parece à prova de exaustão porque canta até em enterro de indigente se for convidada. Coletâneas de Gonzaguinha, Richard Clayderman (argh), Djavan, Benito de Paula, Márcio Greyk, Clara Nunes, Shit-ãozinho e Shit-toró estão na parada. Material antigo que contrasta com os discos recentes de carreira, estes mais caros que estas coletâneas, vendidas muitas vezes a menos de 10 reais. Se baixa o preço, o consumidor compra o produto oficial.
Um e-mail da Universal Music faz uma terrível ameaça: Sai dia 27 o CDVD de Cláudia Leitte gravado em Copacabana diante de 700 mil fãs. Tá, Vox populi vox dei, mas é outra artista a serviço do emburrecimento das massas. E essa carreira solo dela é o maior caô. Claudia é dona do Babado Novo que pode continuar com outro cantor ou continuar a acompanhá-la. E o repertório é exatamente o mesmo. Mudou para ficar no mesmo lugar. O “Multishow ao vivo Ivete Sangalo no Maracanã" ainda está em oitavo lugar na parada com mais de 400 mil cópias vendidas do CD e mais de 200 mil DVDs. Será que este povo todo vai prestigiar também Dona Cláudia Leitte? Com o rolo compressor de divulgação que vem aí é bem capaz.
As elites brasileiras nunca se preocuparam em educar as massas, uma política presente até os dias atuais. Povo ignorante é povo submisso e a música que toca nas rádios é um poderoso instrumento desta ideologia.
Por: Jamari França - 16/6/2008
Fonte:
http://oglobo.globo.com/blogs/jamari

Nenhum comentário: