domingo, 16 de agosto de 2009

"Consumismo"*

“Hoje em dia, a publicidade tem a seu cargo o dicionário da linguagem universal. Se ela, a publicidade, fosse Pinóquio, seu nariz daria várias voltas ao mundo.
“Busque a verdade”: a verdade está na cerveja Heineken.“Você deve apreciar a autenticidade em todas suas formas”: a autenticidade fumega nos cigarros Winston.Os tênis Converse são solidários e a nova câmara fotográfica da Canon se chama Rebelde: “Para que você mostre do que é capaz”.No novo universo da computação, a empresa Oracle proclama a revolução: “A revolução está em nosso destino”. A Microsoft convida ao heroísmo: “Podemos ser heróis”. A Apple propõe a liberdade: “Pense diferente”.Comendo hambúrgueres Burger King, você pode manifestar seu inconformismo: “Às vezes é preciso rasgar as regras”.Contra a inibição, Kodak, que “fotografa sem limites”.A resposta está nos cartões de crédito Diner’s: “A resposta correta em qualquer idioma”. Os cartões Visa afirmam a personalidade: “Eu posso”.Os automóveis Rover permitem que “você expresse sua potência”, e a empresa Ford gostaria que “a vida estivesse tão bem feita” quanto seu último modelo.Não há melhor amiga da natureza do que a empresa petrolífera Shell: “Nossa prioridade é a proteção do meio ambiente”.Os perfumes Givenchy dão eternidade; os perfumes dão eternidade; os perfumes Dior, evasão; os lenços Hermès, sonhos e lendas.Que não sabe que a chispa da vida se acende para quem bebe Coca-Cola?Se você quer saber, fotocópias Xerox, “para compartilhar o conhecimento”.Contra a dúvida, os desodorantes Gillette: “Para você se sentir seguro de si mesmo”. ”
Fonte: Agência Carta Maior.
Autor: Eduardo Galeano(DR)

Nenhum comentário: