sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Aurora realiza com sucesso sua II Conferência de Cultura



A cidade de Aurora viveu na última sexta-feira, 30 a realização da sua II Conferência de Cultura numa realização da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto(Seculte) e PMA.
Mais de 200 pessoas entre artistas, artesãos, músicos, literatos, estudantes, professores e representantes da sociedade civil organizada e do poder público aurorense participaram na sexta-feira, 30 da II Conferência Municipal de Cultura do município de Aurora.
Sob a coordenação do secretário de Cultura José Cícero e da equipe da Seculte, a Conferência da Cultura ocorreu diante de uma platéia ativa, participativa e entusiasmada o que bem demonstrou a maneira com que todos os conferencistas tomaram parte de todo o processo de discussão dos cinco eixos temáticos apontados para a pauta.
Vice-prefeito Antonio Landim abriu oficialmente a plenária:
A plenária da conferência foi aberta às 8:30 h pelo vice-prefeito Antonio Landim vez que o titular Adailton Macedo cumpria compromissos na capital Paranaense onde recebe premiação pela notabilidade da sua trajetória no campo político, bem como pela excelência das sua ações voltadas para a valorização do seu município, assim como pelos primeiros êxitos da sua gestão em vários setores da esfera público-social e administrativo. Uma evidência do que o prefeito com sua determinação está levando o nome de Aurora para outros rincões do país. Um reconhecimento a sua luta e o seu trabalho em prol de uma boa causa.
Logo após o café da manhã oferecido aos participantes o secretário da pasta José Cícero fez uma explanação acerca da conferência para a elaboração de um diagnóstico de como se encontra o movimento cultural aurorense. Um quadro contendo as principais diretrizes, sugestões e reivindicações dos agentes culturais acerca daquilo que se almeja como forma de alavancar a nossa cultura de raiz, popular com todo o seu conjunto de desdobramento, disse o secretário. “Será uma forma legal de dizermos aos nossos governantes como anda a nossa cultura e mais que isso, o que pensa e o que fazem os nossos artistas e artesão”, explicou. Após a apresentação dos temas contidos nos eixos centrais, aconteceu a divisão da platéia em cinco grupos temáticos e de trabalho que elegeram coordenador e relator para o processo de elaboração e colhimento de propostas. Além do vice-prefeito, estiveram presentes o secretário de Agricultura José Dácio, de saúde Petrúcya Lira e representantes da Ação Social e Educação.
Grupos de Trabalhos/discussão dos eixos temáticos:
Em seguida aconteceram as apresentações das propostas e sugestões do cincos grupo que após aprovada foram entregues ao relator da Seculte para a sistematização em um só documento submetido ao coletivo de participantes. Depois ocorreu o processo de escolha por aclamação dos delegados que irão representar Aurora na Conferência Estadual. Além do vice prefeito e do secretário JC também fizeram uso da palavra o professor Ronaldo Santos, a professora terezinha Frazão, relatos dos grupos e pessoas da platéia com intervenções acerca das propostas. Houve ainda a apresentação dos repentistas populares Cícero Cosme e Vicente Bié, Michael Jackson Couver o garoto David aluno do Programa 2º tempo, uma performance que encantou a platéia. Uma exposião com peças artistica e produtos de artesanato também compôs as atrações da iniciativa.
Com o tema geral “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, a II conferência de Aurora se transformou de vez num autêntico espaço de consulta pública sobre as diretrizes que devem orientar a elaboração das políticas culturais para o município. E que também servirá para o norteamento dos sistemas de cultura do município, do estado e da União. É pensamento da Secretária de Cultura local a elaboração do Plano de Cultura com vistas à construção de uma política efetiva
Após os procedimentos regimentais foram eleitos pelos presentes os seguintes delegados: Cícero Comes, Raimundo Leal, Manoel Landim, Maestro Lula, Terezinha Frazão , João Paulo Santos e Elizete Albuquerque, bem como os respectivos suplentes por ordem dos votos obtidos no plenário. Obedecendo ao critério de 50% de representantes do Poder Público e 50% da sociedade civil.
Em Tempo:
Prefeito de Aurora Adailton Macedo recebe prêmio na capital paranaense
"O prefeito Adailton Macedo encontra-se em Curitiba, onde receberá o “PRÊMIO INTEGRACION LATINOAMERICANO 2009” (Troféu e Diploma), oferecido pela CIPIS (Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social) em reconhecimento a sua relevante trajetória profissional e política. O prêmio é um reconhecimento à comprovada liderança, ações, exemplos e força de trabalho do mesmo para ampliar e consolidar a Integração Municipalista de Aurora e do Brasil, totalmente dentro do esforço da Integração Nacional, com reflexos positivos nos demais países da América Latina. As Láures personalizadas lhes serão entregues solenemente por Autoridades dos Países da América Latina, que estarão presentes ao evento nesta sexta-feira, dia 30 de outubro, durante o “XXXVI Panel Latino Americano de Integracion” a partir das 14:00h, no Salão Ágata do Radisson Hotel, na Cidade de Curitiba-Paraná".
Da: Redação do Blog daurora e Seculteaurora.
Casarão do Coronel Xavier é adquirido por compra pela Prefeitura de Aurora
O mais antigo e importante patrimônio histórico e arquitetonico do município de Aurora acaba de ser comprada pela gestão municipal. Trata-se de um prédio construido nos idos de 1831, anterior até mesmo à igreja matriz, que agora será preservado, tombado oficialmente e servirá para a preservação da própria memória histórica e cultura de Aurora. Vez que no mesmo abrigará, dentre outras coisas, o museu histório, a cademia aurorense de letras, oficina de música, artes e ofícios, além de um espaço para exposiçoes temporàrias, segundo informa a Seculte-Aurora. "Há anos que víamos reivindicando o tombamento do Casarão, bem como de outros prédios históricos com da estação e da residência do agente. Encampamos até um movimento através de uma reportagem-denúncia na Revista Aurora. Mas nada ocorreu, vez que faltava visão, sensibilidade e decisão política por parte da gestão passada", disse o atual secretário de Cultura. Ingressamos até na justiça por intermédio do agora delegado civil o amigo Júnior França que também é advogado. Mas outra vez nada ocorreu, o gestor da época solicitou uma contra-argumental por meio de advogado e o processo-pedido foi arquivado. Agora, o prefeito Adailtontoma uma decisão que eu diria das mais elogiáveis e importante para a preservação da história da sua terra. Só temos que elogiar de forma incisiva esta decisão. O tombamento do Casarão, diria que é um sonho que agora se concretizou. Mas a luta não pode parar, demos um passo importante mas pecisamos continuar...Muita coisa ainda temos que fazer, no entanto temos igualmente que entender as limitações da prefeitura, o momento de crise e o tempo posto que estamos apenas com 10 meses de gestão. Precisamos sim recuperar o tempo perdido, inclusive na área cultural, e se Deus quizer e ele há de querer iremos realizar aquilo que pensamos para a melhoria da nossa Aurora, notadamente porque contamos com um prefeito sensível às grandes causas do povo aurorense, especialmente as que só engrandecem ainda mais a terra do Sr. menino Deus, finalizou.














Nenhum comentário: