terça-feira, 15 de dezembro de 2009

ARTIGO: Aurora - Canteiro de obras - A crítica pela crítica...

Por José Cícero


1- Pavimentação asfáltica. 2 - Ponte do Salgado 3- Pref. Adailton e Min. José Pimentel assinando ordem de serviço da agência do INSS
Parece piada e, ainda por cima de puro mau-gosto. É assim que podem ser classificadas algumas atitudes de uns poucos acerca do producente trabalho que vem sendo empreendido pelo prefeito municipal Adailton Macedo no decurso desses 12 meses incompletos de uma gestão que, de tão operosa, vem surpreendendo muita gente. Mas, digamos que a surpresa pode ser até compreendida. Agora, o incômodo, nem tanto...
Isso mesmo! Há quem esteja profundamente incomodado com o sucesso da gestão municipal. Quem assim se comporta e procede não pode amar a sua terra. Quem assim se comporta não possui no coração o sentimento de apego à história e, tampouco ao futuro das novas gerações aurorenses. Quem assim se comporta, o faz apenas por casuísmo e não pela razão diante daquilo que é certo e necessário. Coisas comuns não à política verdadeira, mas à politicagem que no seu todo contraria os princípios da verdade e do bom-senso.
Mesmo sendo minoria, ainda existem pessoas que torcem pelo “quanto pior melhor”. Uma anátema que, felizmente, não faz parte do arco das prioridades da gestão atual. Um revanchismo, uma cegueira congênita ou quem sabe, pura má-fé dos que não querem admitir o óbvio ululante. A realidade de tão clara nos salta os olhos: Aurora está mudando para melhor... E o povo na sua maioria e sabedoria está aprovando. Isso é o que importa.
De modo que hoje, podemos dizer que, literalmente, a cidade de Aurora se transformara de vez num verdadeiro canteiro de obra. Gerando assim uma perspectiva das mais confiantes para sua gente. De onde não se excluir sequer o seu interior rural que igualmente vem recebendo a atenção especial da Prefeitura.
Incrível é saber que uma realidade tão promissora como esta possa incomodar alguns. Porém, os fatos falam muito mais dos que um bilhão de palavras. Toda boa oposição tem que no mínimo ser propositiva e racional...
Em quase um ano de gestão, a administração intitulada de “O povo construindo o novo”, capitaneada pelo jovem prefeito Adailton Macedo que tem como vice o sindicalista Antonio Landim vem se mostrando recordista quanto ao número de obras importantes e ações fundamentais para o engrandecimento do seu povo e o progresso do município, como uma administração modelo e pioneira no contexto da região Caririense. Sem esquecer que o prefeito já fora, inclusive agraciado com alguns prêmios de destaque no campo da administração pública. Sendo que o mais recente que foi conferido no Rio de Janeiro, o coloca entre os 50 mais importantes gestores do Brasil.
Então, por que isso incomoda tanto? sic...
Diante desta realidade, muitos se perguntam: Como um prefeito que não faz parte do núcleo de alianças do governo do Estado e, tampouco do governo Federal, pôde fazer tanto, num curto espaço de tempo? E, diga-se de passagem, ainda por cima, um estreante na gestão executiva. Mas digamos como resposta, que tudo isso é conseqüência de um trabalho árduo, penoso, mas, decidido, determinado e inteligente; alimentado que é pelo sonho de sempre fazer o melhor sem muita preocupação com o cansaço. Uma gestão que prima pela descentralização assim como pelos princípios democráticos. Contudo, nenhuma obra cai do céu... É preciso uma verdadeira maratona de idas e vindas aos centros do poder. Tudo isso constitui apenas algumas dos atributos que compõem o ideário daquele que ocupa a posição de chefe do executivo aurorense. Toda obra, portanto tem sim a sua marca, o mérito e o esforço do prefeito, bem como da gestão que ele representa. O resto é balela ou pura falácia dos que não têm olhos para ver e, tampouco fazem uso da racionalidade.
Enfim, Aurora de uma ponta a outra está se vestindo de modernidade e brilho, diante de um trabalho auspicioso e determinado que ora vem sedo executado pela gestão. Uma coisa que, convenhamos, deveria ser motivo de elogio e alegria por todos os que amam de verdade a terra do Menino Deus. O oposto, só pode ser visto como recalque e/ou revanchismo político que no fundo são contraproducentes para a construção de uma Aurora, melhor, fraterna, moderna, democrática e socialmente justa para todos.
O início das obras do asfaltamento da entrada da cidade, assim como do centro e de todo o entorno da praça da matriz que ocorreu sexta-feira, 14 foi meio que o verdadeiro divisor de águas na administração pública de Aurora. A partir de agora, será sempre o antes e o depois do asfaltamento das ruas e avenidas aurorenses. A começar pelo grande número de pessoas que acompanhou de perto todo o trabalho. Uma evidência de que a população na sua maioria absoluta aprovou as obras empreendidas pelo gestor.
Por fim, tudo o que vem para o engrandecimento da cidade e, por via de conseqüência para a comodidade da população, precisa necessariamente contar com a aquiescência popular. Do contrário, será jogar contra o patrimônio.
A crítica pela crítica ou simplesmente, como dizem um mero ‘complexo de cururu’. E isso não funciona para quem está determinado a travar sempre o bom combate em favor de uma causa maior: o povo aurorense.
Leia mais em:



Nenhum comentário: