segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Por que todo alarde em torno da visita de Ahmadinejad ao Brasil?

Lula e Ahmadinejad
Por Ferreira Gullar
“Lula não se considera apenas mais um presidente que o povo elegeu e, sim, o único que, nascido da pobreza, de fato o representa. Não estou inventando nada, mas apenas repetindo o que ele mesmo já disse mais de uma vez. Não por acaso, sempre repete: "Nunca antes na história deste país..." Mas, ultimamente, essa mega autovalorização ultrapassa o âmbito nacional para impor-se internacionalmente, levando-o a se pronunciar sobre todos os assuntos mundiais com a suposta autoridade de Lula Primeiro e Único. A última dessas intervenções foi em defesa de Ahmadinejad. Em resposta à chanceler alemã, Angela Merkel, que acusou o Irã de violar os acordos internacionais que proíbem a produção de armas atômicas, Lula declarou que os Estados Unidos e a Rússia não têm autoridade moral para criticar o Irã, já que possuem arsenais atômicos. Trata-se de um afirmação primária, que ignora o fato de que foi precisamente a existência desses arsenais que levou a ONU a proibir a produção de novas bombas atômicas. A declaração de Lula simplesmente autoriza o Irã (e qualquer outro país) a produzir bombas atômicas, já que aqueles países as possuem. Na sua opinião, então, o certo é o mundo retomar à corrida nuclear da época da guerra fira? Lula é um desastrado; na verdade, não sabe o que diz.”
Fonte: Portal Literal:
Foto: o Globo.com
AGORA DIGO EU:
Intelectualismo Burguês - Doença infantil só do Brasil ?
Por José Cícero
De fato, o Lula tem sido às vezes até exagerado e até vacilado em muitas das suas afirmações. A última delas, inclusive com relação ao suposto mensalão do Arruda-DF, quando disse que nem sempre as imagens falam por si mesmas. O que não concordo, porém defendo e até respeito o que ele diz. Não por ser ele presidente da nação tupiniquim, mas principalmente pelo elementar direito e a liberdade de poder dizer o que pensa como uma magna garantia constitucional. Desde modo, estaremos assegurando a nossa própria liberdade, a partir do instante que aceitamos a dos outros.
Sei, inclusive que ainda possa existir um certo deslumbre morno, requentado de quando em vez, por parte do Lula quando se ver e se sente a liderança brasileira como maior índice de aceitação popular dentro e fora do Brasil, da América Latina e quiçá até no mundo. Esta realidade o torna cada vez mais atrelado a idéia da sua projeção pessoal. Algo que, convenhamos deva ser natural a quase todos os políticos, notadamente os grandes lideres populares.
Conquanto, malgrado seus comentários macarrônicos e seus vacilos, o Lula é sem dúvida, uma liderança espetacular. Queiramos ou não, uma figura que vem merecendo o respeito e a admiração de parcelas significativa da comunidade mundial e até mesmo dos letrados. Tudo por uma série de atributos importantes que o mesmo concentra na sua heróica trajetória de luta e combate em favor de uma realidade social diferente. Isso ninguém poderá negar. Nem mesmo os intelectuais, que no fundo morrem de invejam por ver um quase analfabeto chegar ao poder da forma mais bonita e interessante como este nordestino dos grotões do Brasil chegou. Um cara que deixou o Nordeste não por opção.
Não porque simplesmente queria conhecer e vivenciar a terra da garoa. Não, isso não.
Ele deixou seu torrão para não morrer de fome como muitos que decidiram morrer calados no seu canto, como verdadeiros Prometeus dos rincões do Brasil. Um cara que com suas próprias mãos decidiu construir para si e para os outros uma história diferente daquela que as elites tinham tentado fabricar historicamente como uma sina cruel inexorável.. Um cara que muito mais do que construir a sua própria história, continua tentando até hoje mudar radicalmente a dos seus irmãos de lida e de sangue.
Enfim a história de todos os brasileiros, por sinal até mesmo dos nossos intelectuais, muitos dos quais ainda agora vivem da miragem de sonhar a Europa, os EUA o mesmo sonho das elites imperialistas do mundo. Ou seja, a perpetuação do modelo opressor.
Penso até que o Lula esteja temendo perder a posição de líder maior da América Latina para o corajoso presidente venezuelano Hugo Chávez. Que também é temido, invejado e odiado pela burguesia intelectual do seu país e do mundo. Enfim, a história humana é pródiga neste exemplo: todos aqueles que tentaram ficar do lado dos mais fracos, explorados e oprimidos foram odiados, perseguidos até a mortos ou no mínimo taxados de loucos, bandidos perigosos, nocivos aos padrões estabelecidos secularmente.
As elites temem os revolucionários assim como o diabo teme a cruz. Com uma pequena diferença. O exemplo do demo é apenas uma metáfora... A do Lula e seus algozes é pura verdade. E a verdade, como dizem, às vezes dói...
Ao que escreveu Ferreira Gullar:
Quanto ao que escreveu o poeta Ferreira Gullar em relação ao encontro de Lula com o presidente do Irá Ahmadinejad não passa de ilações que no fundo se aproximam de toda a ojeriza com que boa parte da elite intelectual brasileira se mantém em relação ao Lula.
O Lula é sim o primeiro e, queira Deus que não seja o único. Se isso preocupa tanto o velho poeta que deixou o Maranhão. A propósito por que será que o presidente brasileiro não pode opinar nos assuntos internacionais? Por que o Japão pode? Os EUA, a Inglaterra, a França, enfim muitos? Ora, paciência, só seremos grandes de verdade um dia, a partir do momento que nos sentirmos como tal. Por que Lula tem que saber falar Inglês e o Bush, o Obama não devem falar o português? Qual a desonra? O Lula não teve as mesmas oportunidades que teve FHC e tanto outros. Mas as poucas que tivera agarrou com unhas e dentes... Lula, o homem, muito mais que o presidente, é um vencedor na mais clara acepção do termo. Um exemplo dos mais raros de superação numa sociedade em que as injunções sociais são sempre contrárias aos trabalhadores nordestinos. Portanto, raros são os que conseguem sobrepor-las.
A defesa que Lula supostamente fizera de Ahmadinejad foi louvável porque simplesmente joga por terra toda a mentira engendrada pelas elites políticas brasileiras e internacionais em relação aos discursos carcomidos que tratam da fabricação de armas atômicas, de destruição em massa pelos países que não se ajoelham aos ditames imperiais dos Estados Unidos e seus asseclas...
Ora bolas, tomo mundo sabe que este foi o argumento mentiroso utilizado pelos EUA como pretexto para invadir e destruir o Iraque, desrespeitando, desmoralizando e humilhando todos os tratado internacional e as determinações da ONU.
Será que querem que nos esqueçamos? Afinal, quais os tratados que foram respeitados pelos americanos para as invasões nefasta e desumana que ainda hoje fazem pelo mundo afora?
Defender a soberania do país e não se joelhar subsevientemente à política norte-americana não constitui nenhum desrespeito nem violação os tratados e nenhum acordo internacional. Nem EUA, nem Rússia, nem Inglaterra e nem Japão possuem autoridade moral para criticar nem tampouco querer cobrar quaisquer coisas e/ou qualquer posição do Irã, de Tuvalu, ou raios que me partam... Por que Lula não pode expressar esta verdade? Suas opiniões, sobretudo enquanto, principal autoridade constituída do país? Afirmação primária? Não creio.
Só nos faltava essa. Talvez seja primária pelo fato de só ele ter a coragem de dizer o que pensa sem antes pedir a autorização aos ianques e a todos os que se imaginam proprietários do planeta. Mas nem assim seria primária... Porque o Chávez também o diz quando quer e encontra espaço na mídia internacional.
No fundo, creio que primário, seria achar que uma mera conversação de Lula com o presidente do Irá possa se transformar numa declaração e incentivo para que o país do Oriente médio possa produzir armas atômicas ou de destruição em massa como não se cansam de afirmar os norte-americanos.
Desde quando ser corajoso e independente é ser desastrado?
Lula sabe o que diz sim. Muito mais dos que os que romanticamente e por arrogância pensam que a submissão possa de algum modo contribuir com as pequenas nações do mundo em alguma coisa. A história tem nos provado que não...
A independência, a soberania e a autodeterminação dos povos têm sido mais importantes do que as algemas impostas pelo imperialismo mundial aos seus dominados e explorados.
A assinatura de acordos de cooperação nas áreas de cultural, ciência e tecnologia do Brasil com o Irã têm cutucado o flanco e provocado a biles dos que pensam está acima do bem e do mal.
O encontro do presidente Lula com Mahmoud Ahmadinejad homem forte do Irã terá sim que ter também, como seria natural, um pano de fundo político.
Sinal de que o Brasil agora pensa grande e está colocando seu nome de vez na agenda das prioridades e dos problemas internacional. Seremos atores protagonistas de uma nova história e não apenas meros coadjuvantes. Se isso incomoda(pasmem) até os nossos pretensos intelectuais de gabinete, paciência...
Os verdadeiros interesses do Brasil e da sua gente é bem maior que esta visão tacanha e preconceituosa em relação ao presidente que elegemos para governar nossos destinos. Lula é um estadista de primeira grandeza, sem toga e sem frescura. Por este motivo incomoda tanto os que, sendo da elite, não se sentem parte de nós.
Leia Mais em: seculteaurora.blogspot.com


Nenhum comentário: