quinta-feira, 22 de julho de 2010

Exposição de fotografias antigas faz sucesso durante o encontro dos Filhos e Amigos de AURORA










Um sucesso absoluto. Foi assim que a Secretário de Cultura, Turismo e Desporto(Seculte) definiu a exposição iconográfica de fotografias antigas montada na ‘pedra’ da antiga estação ferroviária, durante os dois dias que assinalaram a comemoração do 1º Encontro dos Filhos e Amigos de Aurora.
A exposição, conforme explicou o secretário de cultura do município José Cícero foi dividida em dois momentos. O primeiro intitulado: “Aurora – Fragmentos de uma história - um passado em preto e branco” contendo imagens raras da cidade, fatos e personagens que marcaram época. O segundo dedicado aos antigos times de futebol denominada de “ Saudade Futebol Clube” com uma série de fotografias futebolísticas dos anos 40 até o final da década de 70.
Razões da Exposição na opinião do Secretário:
“Creio que não havia um local mais sugestivo do que a pedra da antiga estação para a montagem desta exposição”, disse o secretário. “Pois na pedra da nossa velha estação passou boa parte da verdadeira história social e política de Aurora. A pedra da estação foi, por mais de meio século, o centro gravitacional do município, o lugar mais visitado pela população. O maior atrativo da cidade que marcou gerações inteiras”. “A passagem diária do trem era um acontecimento social dos mais festejados e, que por isso mesmo, marcou para sempre a memória afetiva de várias gerações de aurorenses”, enfatizou. “Eis algumas das principais razões desta exposição está aqui e, por fim, de todo o trabalho de restauração e revitalização que a gestão realizou neste patrimônio histórico e no seu entorno.
Queremos em seguida promover seu tombamento e assim transformá-lo efetivamente num centro cultural, preservando e garantindo-o às gerações do futuro. De modo que precisamos da ajuda e do apoio de todos os filhos e amigos de Aurora. O mesmo iremos realizar com o antigo casarão do Coronel Xavier – o fundador de Aurora, localizado ao lado da matriz. Trata-se do mais antigo prédio da região de 1831 recentemente adquirido pelo gestor municipal. Lá iremos criar o centro cultural Aldemir Martins, abrigando a Academia Aurorense de Letras, o museu historiográfico a banda de música dentre outros”, finalizou.
O êxito da iniciativa:
O grande número de pessoas que visitaram a exposição foi tão considerável que chegou a surpreender a própria organização da Seculte. Um sinal de que os aurorenses têm uma memória histórica à flor da pele. E de que é sempre bom matar as velhas saudades e degustar com os olhos e sentimentos as relembranças dos tempos idos, da belle époque.
O secretário, que coleciona fotos antigas desde 1990 pretende dá continuidade a exposição, inclusive ampliando o seu acervo com outras raridades que precisam ser restauradas antes de vir a público. Ao lado das fotos antigas, no velho armazém da Reffesa também aconteceu a exposição de Esculturas, Pintura e Literatura de artistas da terra. Além da 1ª feira de artesanato do município que aconteceu no centro da praça situada ao lado da estação.
Acompanhado do prefeito Adailton Macedo e dos deputados Marcos Cals, Lívia Arruda e do ex-prefeito de Juazeiro Raimundo Macedo e do Dr. Paulo Quezado, o senador Tasso Jereissati juntamente com outras autoridades de Aurora e da região conferiu de perto todo o acontecimento.
A festa do 1º encontro nacional dos filhos e amigos de Aurora foi algo que por sua grandeza e efervescência já entrou para a história. Um acontecimento que mexeu com toda a comunidade e projetou o nome de Aurora no além-fornteiras. Tão importante ao ponto de conseguir trazer pessoas que há 60 anos não visitavam a sua terra natal.
“Foi simplesmente fenomenal, presenciarmos as ruas da cidade diferente, movimentadas que estavam com os aurorenses residentes fora do município”. Uma alegria pareceu dá um colorido especial a cidade assim como aos semblantes de todos os seus habitantes. Aurora precisava deste encontro, quase como dádiva, da sua história com o seu presente.
N. R.: A Seculte-Aurora, agradece a todos os que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso do evento; a AFA e PMA em geral e, particularmente ao casal Marciel(Bastim) e Regina Célia em face de toda dedicação e o esforço dispensados à organização da bela festa.
Da Redação>
LEIA MAIS EM:
http://www.jcaurora.blogspot.com/

Nenhum comentário: