terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Zomin d’Aurora – Um artista-escultor dos sertões do mundo

Por José Cícero



Imagens de "Zomin" preparando exposição na Seculte -Aurora
Fábio de Lima Nascimento, 19 anos, mais conhecido pelos aurorenses pela modesta alcunha de ‘Zomin’. Trata-se, portanto, de uma das mais jovens promessas da escultura artesanal de Aurora. Um verdadeiro talento emergente na arte de dá forma plástica às coisas inanimadas, em especial a madeira na sua maioria encontrada na caatinga aurorense.
Um artista em potencial que já nasceu grande pela ascendência da sua genealogia familiar e, cuja juventude promete muito mais, vez que conserva no sangue o Dna de uma imensa e reconhecida prole de grandes escultores da ribeira salgadiana. Filho do escultor “Cizin” e sobrinho de Nego Simplício, este último radicado há mais de três décadas no município de Nova Friburgo no Rio de Janeiro, onde construiu o famoso centro cultural “Jardim do Nego”.
Como se percebe dois grandes nomes de absoluto realce da escultura do Ceará e, quiçá nacionalmente.
Começou pela primeira vez a mexer com a imburana aos 8 anos de idade vendo o ofício do seu pai. É, por tudo isso, um abnegado pela arte da escultura em madeira, muito especialmente a imburana e o camaru.
Tem uma verdadeira adoração pela construção de obras sacras e que simbolizem os retirantes sertanejos. Além de já ter produzidos muitas peças voltadas para temática da caatinga nordestina dando especial atenção aos idosos trabalhadores do eito da terra tais como as lavadeiras dos açudes, rezadeiras, beatos, vaqueiros e cangaceiros. Já teve alguns dos seus trabalhos expostos em galerias de Fortaleza(Oboé), bem como em exposição ocorridas em Juazeiro do Norte e da Seculte-Aurora.
Em resumo, é possível constatar neste jovem artista-escultor de Aurora uma energia surreal das mais vigorosas no aspecto da mágica transformação da madeira bruta na mais elegante obra de arte, como um autêntico retrato da dura realidade social dos nossos sertões.
LEIA MAIS EM:
WWW.JCAURORA.BLOGSPOT.COM
WWW.AURORA.CE.GOV.BR
WWW.BLOGDAAURORAJC.BLOGSPOT.COM
WWW.SECULTEAURORA.BLOGSPOT.COM

Um comentário:

ANTONIO NUNES JR disse...

Possuo uma obra assinada de Cizin, desde 1979.
Gostaria de saber se realmente é dele e quanto vale, atualmente. Já tentei vários contatos com o Município de Aurora, mas não obtive respostas.
Obrigado