domingo, 30 de maio de 2010

Fiéis aurorenses participaram do noitário do poder executivo na matriz do Senhor Menino Deus



Fiéis aurorenses participaram do noitário do poder executivo na matriz do Senhor Menino Deus.
Sob a organização da primeira dama Rose Macedo, funcionários municipais e devotos de Maria conduziram na noite de sábado até a matriz o andor
de Nossa Senhora.
Dando prosseguimento as festividades religiosas do mês mariano, a igreja matriz de Aurora celebrou na noite de sábado(29) o noitário do poder executivo e da secretaria de Administração. Tendo como oficiante o padre Josias, pároco da cidade, a missa de sábado contou com um bom número de fiéis sob os belos cânticos do coral da paróquia.
Após o encerramento, na pracinha por trás da matriz aconteceram às festividades tradicionais do mês mariano sob a animação musical da dupla: Heraldo e André, leilão e comidas típicas.
A 1ª dama Rose, o prefeito Adailton Macedo, o vice Antonio Landim, a vereadora Darc de Sousa, Secretários Municipais, assessores, funcionários e os devotos aurorenses em geral participaram de todo o ato religioso alusivo a figura de Nossa Senhora.
Da Redação:

Primeiro vereador índio do Ceará é do PCdoB

Índio da etnia Potiguara, Renato Gomes da Costa foi empossado nesta quinta-feira (27/05), na Câmara de Vereadores de Crateús, o primeiro índio vereador do Ceará. Segundo Índio Renato, como é mais conhecido, seu objetivo é representar bem os índios da região e todo o povo de Crateús, cujo prefeito Carlos Felipe, assim como o novo vereador, integra as fileiras do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).Crateús deu mais um passo para a construção de sua rica história política. A cidade foi o primeiro município cearense a ter um índio na Câmara dos Vereadores. Índio Renato(PCdoB), 34 anos, ficou na primeira suplência da coligação "Crateús Feliz e de Todos" ao obter 639 votos, na última eleição. Com a licença do vereador Adriano das Flores (PCdoB), ele assumirá uma cadeira na Câmara.
A posse aconteceu nesta quinta-feira (27/05), na Escola Diferenciada Raízes Indígenas, local onde Renato leciona e pratica, junto com a mãe, Helena, que é a diretora, alguns rituais, como o toré, conhecida dança indígena. O equipamento público fica localizado no Conjunto São José, onde reside grande parte dos 2.210 índios existentes em Crateús, cadastrados pela Funai.
Índio Renato é presidente da Associação Raízes Indígenas dos Potiguara em Crateús (Arinpoc), coordenador da Articulação dos Povos Indígenas Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme). Devido a essas funções viaja pelo Brasil inteiro. Além de dar aulas todos os dias na Escola Indígena, cursa História pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), faz seus contatos como líder no movimento indígena, tem dois filhos e nos fins de semana vai para a Mambira, aldeia dos Potiguara, no Distrito de Ibiapaba.
Como vereador, pretende representar o povo indígena especialmente, mas também toda a população de Crateús. "Para mim será um grande aprendizado, serei um aluno", diz, referindo-se à sua inexperiência na política parlamentar.
"E jamais esconderei as minhas origens, pois tenho orgulho das minhas raízes e da nossa cultura". O prefeito Carlos Felipe (PCdoB) comemora o fato político. "Está sendo restituído um direito histórico com os índios”, ressalta destacando que a grande votação do Índio Renato foi "por meio da organização e mobilização as comunidades e classes".
O povo indígena está feliz e aguardando com muita expectativa a posse do seu representante e também a sua atuação durante estes quatro meses. Eliane Sousa, remanescente dos Kalabaça, acredita que o Índio Renato irá representar com dignidade e competência a nova função. "Ele vai ajudar ainda mais o seu povo, pois já ajuda muito". A tupinambá Maria de Fátima Ferreira diz que todas as etnias são unidas e que "ele vai melhorar a nossa vida, tenho certeza". Sua mãe, Helena, está feliz, porém temerosa. "É novo em nossa vida e o desconhecido sempre dá um pouco de medo".Orgulho comunistaPara o presidente do PCdoB no Ceará, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), este é um fato político importante para o Estado. “O Índio Renato será o primeiro a assumir uma vaga na Câmara Municipal. Temos orgulho de tê-lo fazendo parte do nosso Partido”, comemora.
O dirigente ressaltou a forte organização da comunidade indígena local, que mantém viva as tradições e a cultura. “A comunidade indígena de Crateús é muito atuante e organizada, sempre mostrando integração junto aos movimentos populares da região, com atuação unificada e visão progressista”, afirma. Patinhas destacou ainda que o momento é também histórico para o PCdoB no Ceará. “A região foi uma das visitadas pela Coluna Prestes e agora aparece novamente com a posse o Índio Renato. Comemoramos ter um quadro político tão destacado e atuante dentro das nossas fileiras”.
Carolina Campos (com informações do Diário do Nordeste)
Fonte: Site Vermelho

domingo, 23 de maio de 2010

PC do B de Aurora realiza no plenário da Câmara sua Conferência Eleitoral




Na manhã deste domingo, 23 o Partido Comunista do Brasil – PC do B, do município de Aurora realizou no plenário da Câmara de vereadores, a sua conferência eleitoral, ocasião em que debateu junto aos seus filiados e simpatizantes uma série de questões relacionadas à conjuntura política nacional, estadual e municipal. Com destaque para as coligações que serão homologadas pela agremiação com vistas às eleições vindouras.
Os comunistas aurorenses também elegeram os dois delegados da sigla para a conferência estadual; ou seja, os professores Ronaldo Santos e José Cícero, presidente e vice, do diretório municipal, respectivamente.
Além dos dirigentes, filiados e simpatizantes do PC do B local, o evento contou ainda com a presença do vereador comunista juazeirense, o professor Antonio, juntamente com sua esposa e assessores.
O parlamentar caririense já havia passado pelas convenções de Missão Velha e Barro para em seguida participar da de Aurora.
Segundo o atual presidente Ronaldo Santos, o partido está dando prosseguimento por todo este mês a uma intensa campanha de novas filiações. A intenção é fortalecer ainda mais as bases partidárias tanto na sede quanto na zona rural.
Há um esforço no sentido de que dentre em breve o PC do B promova a criação do coletivo de mulheres e uma representação da UJS.
Já o professor José Cícero, agora vice-presidente da sigla, afirma ser o PC do B um dos partidos mais antigos da história política brasileira, orgânico e estratégico. Um verdadeiro patrimônio da nação, um símbolo da jovem democracia brasileira.
“Eis, a razão das nossas discussões coletivas em todas as instâncias partidárias, no sentido de promover o amadurecimento das idéias e o acerto das ações no campo político e na disputa”, enfatizou.
Da Redação do Blog da Aurora e do JC.
LEIA MAIS EM:

sábado, 22 de maio de 2010

AURORA: Culto a figura do padre Cícero é uma constante

Por José Cícero
Devotos e fiéis colocam suas velas e fazem orações sob os pés da estátua de Pe. Cícero na praça da estação de Aurora
Nos últimos tempos, talvez acossada que vem sendo pelo avanço tecnológico decorrente da modernidade; a antiga crença assim como a religiosidade das pessoas, de um modo geral, vem decaindo sensivelmente a cada dia. Isto, digamos, que já é um dado público e notório.
O apego fervoroso aos dogmas e o cumprimento quase britânico aos atos litúrgicos, datas dos santos e as comemorações religiosas de algum modo vem sofrendo uma baixa das mais sentidas. A própria igreja já reconheceu isso publicamente.
Porém, ainda hoje aqui em Aurora por exemplo, todo os dias 20 de cada mês logo a começar pela madrugada é possível ver e ouvir o som barulhentos dos fógos de artifícios a estourar pelos mais diversos cantos e recantos da cidade e até dos sítios circunvizinhos. Trata-se de uma antiga maneira com que os aurorenses na sua maioria devotos do padre Cícero Romão aproveitam para pagar suas promessas, ou mesmo festejar com entusiasmo a memória do cearense do século.
À noite na praça da estação ferroviária, onde existe a estátua do sacerdote caririense, devotos e fiéis rezam de joelhos, colocam flores, acedem suas velas e fazem suas orações num ritual que já virou uma tradição na cidade(ver foto). A nova estátua do padre Cícero, foi inaugurada ano passado pela prefeitura municipal. Em Aurora o culto ao padre é uma constante. Sua imagem é venerada em quase todas as residências e, principalmente no interior rural.
Portanto, diante do ostensivo processo de esvaziamento dos adeptos ao catolicismo pelo país afora, assim como à religiosidade de um modo geral, diria que o culto popular à figura do patriarca do Nordeste – Padre Cícero Romão Batista, ao que tudo indica, parece que sobreviverá por muito e muito tempo. A campanha dos seus devotos e fiéis pelo Cariri, o Ceará e o Nordeste se mantém; parecendo passar ao largo desta suposta crise das religiões ou de qualquer polêmica.
Tudo isso é uma evidência incontestável de que o nome do “santo” já aclamado pelos romeiros Nordestinos é simplesmente imbatível.

Contudo, quanto mais se fortalece nos braços, nas crenças e nos mais autênticos sentimentos do povo sertanejo o nome do padre Cícero, contraditoriamente por algum razão(que ainda não sabemos ao certo) se distancia de uma possível aceitação pelo Vaticano no sentido da sua reabilitação, canonização etc.
Uma coisa mo mínimo curiosa, levando-se em conta entre outros aspectos como sendo o Brasil o país mais católico do mundo e com um número de “santos” assaz diminuto em relação aos europeus. Estes últimos aumentam seus números com facilidade em cada canetada do papa.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Análise - Acordo com o Irã ajuda ou atrapalha a diplomacia do Brasil?

Por Raymond Colitt
BRASÍLIA (Reuters) -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou o Brasil nesta semana sob os holofotes mundiais, com sua atuação decisiva na mediação de um polêmico acordo de intercâmbio de material nuclear do Irã.
Mas Lula pode ter irritado os Estados Unidos e outros aliados poderosos com esse acordo, semelhante a um plano anterior da Organização das Nações Unidas (ONU) destinado a impedir que o Irã desenvolva as condições para produzir uma arma nuclear."Eu acho que a diplomacia sai vencedora hoje", disse Lula no seu programa de rádio "Café com o Presidente," um dia depois de obter do Irã o compromisso de que o país enviará ao exterior parte do seu estoque de urânio baixamente enriquecido para, em troca, receber combustível para um reator nuclear de pesquisas médicas. Algumas influentes nações ocidentais, junto com Rússia e China, parecem dispostas a recusar o acordo no âmbito do Conselho de Segurança da ONU, a pedido de Washington, que continua negociando uma quarta rodada de sanções à República Islâmica.
O Brasil, como uma potência global e regional em ascensão, corre o risco de parecer ingênuo ou, pior ainda, cúmplice das ambições nucleares iranianas, caso Teerã continue violando resoluções do Conselho de Segurança e relute em aceitar inspeções internacionais. "O Brasil ajudou o Irã a voltar à mesa de negociação, e isso é claramente positivo -- Lula pode reivindicar crédito por isso," disse Alcides Costa Vaz, vice-diretor do Instituto de Relações Exteriores da Universidade de Brasília. "Mas é uma aposta arriscada e frágil."CILADASMesmo antes do acordo assinado por Lula com os governos do Irã e da Turquia --que também agiu como mediadora-, Teerã já havia deixado claro que não pretendia abandonar suas atividades de enriquecimento de urânio. Potências ocidentais acusam o Irã de tentar desenvolver secretamente armas nucleares, embora a República Islâmica insista que sua intenção é apenas gerar eletricidade para fins civis.
"Brasil e Turquia devem ser parabenizados por seus esforços, mas eles cometeram dois enormes enganos. Estão deixando o Irã com urânio enriquecido suficiente para construir uma bomba, e não asseguraram plenas inspeções internacionais", disse Robert Pasto, que foi assessor nacional de segurança dos EUA para temas latino-americanos no governo de Jimmy Carter. "Então a questão é se o Brasil desempenhou um papel construtivo ou se abalou o consenso internacional em torno do Irã," acrescentou Pastor, hoje professor da Universidade Americana, em Washington.
Brasil admite que o acordo é incompleto, mas insiste que ele abre espaço para mais diálogo. "Esse acordo não vai resolver todas as questões que existem na questão nuclear. Mas ele é o passaporte para que possa haver discussões mais amplas que criem a confiança na comunidade internacional e, ao mesmo tempo, permita o Irã exercer o direito legítimo à energia nuclear para fins pacíficos, inclusive com enriquecimento", disse o chanceler Celso Amorim na segunda-feira. Lula está acostumado a negociações difíceis. Ele entrou para a política como sindicalista de oposição ao regime militar (1964-85), e participou ativamente da democratização do país.
seus mais de sete anos de governo, o Brasil tornou-se também um ator importante nas negociações comerciais e globais do mundo.
SANÇÕESA secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, disse na terça-feira a congressistas que as grandes potências, inclusive EUA, Rússia e China, concordaram com uma proposta de resolução, a ser votada pelo Conselho de Segurança da ONU, que instituiria uma quarta rodada de sanções ao Irã. O Brasil, membro não-permanente do Conselho, se opõe a novas sanções ao Irã. Amorim afirmou na terça-feira que o acordo com o Irã é compatível com aquilo que os governos ocidentais exigiam. Assessores do governo admitem que a diplomacia do governo Lula pode indispor o país com Washington a ponto de ameaçar a candidatura brasileira a uma vaga permanente no Conselho de Segurança.
O presidente Lula tem insistido em uma coisa: 'Sei que é uma aposta arriscada ter vindo (ao Irã), vai irritar alguns países e pode ameaçar a ambição de ampliar o Conselho de Segurança'", disse a jornalistas Marco Aurélio Garcia, assessor de política externa do Palácio do Planalto, em Madri. Mas para Lula, que tem colhido elogios por sua defesa dos pobres e deseja apresentar o Brasil como uma potência não-alinhada, com voz independente, o risco pode valer a pena.
Kevin Casas-Zamora, pesquisador-sênior do Instituto Brookings, de Washington, e ex-vice-presidente da Costa Rica, disse que a reforma do Conselho de Segurança é uma meta distante sob qualquer cenário, e que os EUA dependem demais do Brasil na América Latina, o que faria com que eventuais atritos se limitassem a uma reprimenda verbal. "O lado negativo para Lula é um atrito temporário com Washington e dar a impressão de que os iranianos lhe passaram a perna," disse ele.
O lado positivo é que eles (brasileiros) estão agora jogando na primeira divisão, o que o Brasil nunca fez antes."
(Reportagem adicional de Carlos Ruano Navarro em Madri)
Fonte:jflavio - Blog do Crato
Leia Mais Em:

terça-feira, 18 de maio de 2010

Zé da Manga da Missão Nova que eu conheci

Por José Cícero
Capela de Stº Antonio do distrito de Missão Nova
Ele era o nosso eterno palhaço.
A literal animação da nossa vila.
Um Dom Quixote engraçado.
Inveterado bebedor de aguardente.
Sua moeda era a ‘branquinha’
Mesmo sempre tonto...
Era ele quem levava as encomendas
Assim como todos os recados mais urgentes.
Até mesmo os bilhetinhos de namoricos
E outros casos confidenciais dos casados
Que não podiam ser de todos conhecidos.
Ele era um bêbado, clássico.
O verdadeiro ébrio de Vicente Celestino.
Às vezes fazia o papel de chapeado.
Uma espécie hoje em extinção.
No entanto era leal, honesto, respeitador e confiante.
Sabia do seu jeito guardar segredos
Como dizia, ‘a sete chaves’.
Mesmo que ameaçassem cortar sua língua.
Não falava nada.
Mas aquilo tinha um preço:
Uma bicada à capricho.
Um “oito” – copo cheio
“passado à tábua”,
da mais autêntica caninha do brejo.
Made in sertão,
dos alambiques dos engenhos de cana de Pedro Saraiva,
Antonio Ageu, Pedro da Cruz e Seu Joaca.
Ou em último caso, umas moedas também eram bem vindas.
Vivia o tempo todo sob os efeitos da cachaça.
Dormia embriagado
às vezes nos alpendres das bodegas
ou na bagaceira do engenho.
Acordava para beber...
Bebia para dormir e para viver
A vida que escolheu para si.
Nunca lembro de um dia sequer
Tê-lo visto sóbrio ou se alimentando.
Mas estava sempre alegre.
Era feliz na vida do seu jeito.
Sua cara era o retrato fiel da embriaguez.
Vivia sozinho naquele mundo que era a Missão Nova.
Talvez o único que ele conhecia na face da Terra.
Gabava-se de ser o mais conhecido dos mortais.
Mais que o vigário, o senhor do engenho, o palhaço Fuxico,
o dono do misto da feira e o prefeito.
Sua popularidade ia muito além das fronteiras
daquela pequena vila solitária
esquecida no oco daquele mundo caririense.
Era um bebedor nato – uma persona...
Fazia gosto vê-lo sorver com pura maestria
A ‘branquinha’ no copo de vidro de fundo grosso.
Bebia como diziam, como se fosse água.
E ainda por cima, como se quisesse.
zombar de todos lambia os beiços.
E estalava os dedos de um modo estranho.
Era um mestre na arte de apreciar a aguardente.
Ao ponto de saber o nome e a procedência
de todas as pingas que consumia.
Era um exímio degustador etílico.
Mesmo sempre alegre e engraçado,
às vezes também provocava medo em nós meninos
que o assistíamos na sua lida alcoólica do dia-a-dia.
Onde houvesse um balcão ele estaria por perto.
Era um fino respeitador das mulheres e dos velhinhos.
Anos depois, já homem feito e distante daquele povoado.
Fiquei sabendo que ele havia morrido.
Assassinado que foi durante uma festa de ‘renovação’:
um samba como se chamava naquele tempo.
Nunca soube do contexto.
Fiquei triste com a trágica notícia...
Até hoje, mesmo depois de quase quatro décadas
do seu desencarne,
Ainda guardo comigo as suas lembranças
E as suas peripécias: Zé da Manga era seu nome.
A vila era Missão Nova;
lugarejo onde passei parte da minha infância
terra da minha vó paterna.
Hoje um próspero distrito
da minha Missão Velha onde nasci.
Pequenos pedaços. Fragmentos de memórias
de um passado que nunca passa...
(*) José Cícero
Secretário de Cultura
Aurora - CE.
LEIA MAIS EM:

domingo, 16 de maio de 2010

Equipe da Revista Aurora encontra ex-artista do antigo circo do palhaço Fuxico em asilo de Milagres

Da Redação






Equipe da RA: José Cícero, Luiz Domingos e Ronaldo Santos com LURDES, Enfermeira Fernanda e Mª Erivan Diretora
Neste último sábado dia 15, os pesquisadores da Revista Aurora à frente o seu editor e atual secretário de Cultura José Cícero juntamente com os professores Luiz Domingos e Ronaldo Santos estiveram na cidade de Milagres visitando a ‘Casa do Lar do idoso’ – uma instituição de caridade mantida pela Associação Beneficente Manduca e Letícia(ABEMEL).
Desde a sua 1ª edição de 2007 a revista almejava publicar uma reportagem especial acerca da relação de Aurora com a arte circense, a partir da história do célebre palhaço “Fuxico” e o seu velho circo de pano de roda, composto na sua maioria por artistas da família e da região, muitos dos quais da terra.
“Há muito que eu vinha ventilando a idéias de resgatar um pouco do que foi a história circense dos irmãos: Fuxico, Enoque e Lurdes e suas andanças por todo o Nordeste a partir de Aurora. Uma verdadeira saga de uma antiga família circense que teve início nos anos 30 no interior do Pernambuco, tendo prosseguimento nas terras aurorenses”, enfatizou o redator da RA o professor José Cícero. “Com esta intenção conversei diversas vezes com o velho Enoque Pintor, como era de todos conhecido. Vinha reunindo dados e informações também para um livro antes mesmo do seu falecimento ocorrido em 1999 aos 82 anos e, desde então conversado com as suas filhas”, disse JC. Este desiderato editorial por diversas vezes foi adiado por uma série de contratempos, sobretudo de caráter financeiro, em face dos altos custos do seu projeto gráfico. Além da reportagem especial que está sendo preparada para a revista, pretendo publicar o opúsculo: As Presepadas do Enoque Pinto. Onde estão reunidos vários causos, piadas e ‘tiradas chistosas’ do velho Enoque.
Porém, recentemente, nossa equipe de pesquisa foi surpreendida com a notícia de que a terceira irmã do trio circense( Lurdes Pereira) estaria viva. Morando em um abrigo para idosos em Milagres. Desde então, ficamos na expectativa de checar in loco tal informação.
“Nos meus 9 ou 10 anos recordo de ter visto o Fuxico e a Lurdes no circo “Tupinambá” montado, creio que nos finais dos anos 70 no distrito de Missão Nova.. Depois, outras vezes não mais acompanhada da cia; testemunhei Lurdes por semanas de bar em bar naquela vila, às vezes tocando um violão em troca de uma pinga, depois dormitando embriagadas pelas calçadas. Umas vagas lembranças eu diria...”
Após a confirmação da notícia, dada por uma sobrinha da mesma, a equipe da Revista Aurora resolveu pôr o pé na estrada indo conferir de perto esta informação. Isso seria um verdadeiro milagre, ou quem sabe, um furo de reportagem, posto que há tempos que Lurdes era dada por desaparecida, inclusive pelos seus familiares. Aliás, até já tida como falecida, principalmente por ter se jogado no oco do mundo em suas andanças de alcoólatra mendiga sem destino. Sem eira nem beira, como costuma se dizer no sertão.
De tanto fazer uso da bebida, também ficara um tanto quanto desmiolada, esquecida do mundo e da vida, diziam os parentes. Sua vida desde então fora por assim dizer, um eterno sofrimento. Abandonada que foi e esquecida que se tornou de quase tudo virara quase uma morta-viva. A amnésia tomara conta de si. Não mais conseguia sequer pronunciar uma só palavra. Até que um belo dia, por puro capricho do destino, a cerca de 12 anos atrás foi ela socorrida pela Casa do Lar do Idoso, quando se encontrava ébria, suja, doente e moribunda com as pernas quebradas sobre o chão das ruas do centro de Milagres.
Lurdes Pereira Silva é seu nome. Noutros tempos em Aurora todos a conheciam por "Lurdes Bom-conselho" e/ou 'Normalisa'. Informação elementar que no início nem ela mesma conseguia se lembrar. Até ser recuperada totalmente pelos que fazem aquela formidável casa de repouso milagrense. Um projeto que precisa ser melhor apoiado em face dos grandiosos serviços que tem prestado à vida e a dignidade humana. Um orgulho para Milagres, assim como para todo o Cariri.
Hoje a ex-artista do circo mambembe do Fuxico, encontra-se bem de saúde e de espírito. Ao ponto de nós receber com um sorriso quase angelical estampado no rosto encimado por seus fartos cabelos brancos.
Aos 82 anos Lurdes agora mais parece uma criança feliz mimada que é por todos os que compõem aquela casa de repouso. Onde, inclusive é chamada carinhosamente de Lurdinha e de Lulu. É a alegria daquele lar, tamanha é a sua simpatia e comportamento exemplar, assegura a diretora da instituição.
Por mais de uma hora nossa equipe conversou com Dona Lurdes, que prontamente respondeu todas as perguntas ao gravador. Sua memória, malgrado o peso da idade, está prodigiosa. Ao ponto de falar de alguns acontecimentos da sua vida nos mínimos detalhes, assim como de algumas personalidades aurorenses do seu tempo, a exemplo dos prefeitos: Seu Tonheta, Seu Anastácio, Teó Gonçalves, ainda de Moacir Pinto, Paulo Gonçalves, Dona Louzinha Quezado, Vicente Tavares dentre outras figuras do seu tempo.
As possíveis falhas de memória foram diminutas para quem carrega nos ombros uma longa existências na sua grande maioria coberta de sofrimentos e atribulações. Para ela, os irmãos Fuxico e Enoque ainda vivem em plena saúde. Jura inclusive, que ambos vez por outra, vão lhe visitar no seu cantinho. De tão satisfeita, Lulu, até arriscou umas piadas no decorrer da nossa entrevista. Posou para as fotos e no final ainda nos agradeceu pela visita.
Disse que estava feliz e que não tinha nenhuma saudade dos tempos do circo. Segundo ela, por que não era fácil aquela vida de cigano de cidade em cidade. Havia muito sofrimento. Porém, reafirmou se ainda fosse nova(moça como ela diz) faria tudo de novo.
Disse à reportagem, ser mãe de 11 filhos; fruto de três casamentos. Alguns dos seus rebentos, conforme afirmou, residem ainda hoje na zona rural de Missão Velha na estrada de Jamacaru.
Cortez e sorridente, falou de alguns momentos especiais e trágicos da sua vida circense como o acidente fatal de um trapezista em Aurora, bem como da viagem que fez com o circo do Fuxico nos anos 70 durante quinze dias viajando de barco de Pedreiras a São Luiz no Maranhão. Ocasião em que um redemoinho de quatro horas destruiu todo o barco e o circo foi para o fundo do rio. Perderam todo o circo, os integrantes se salvaram por sorte e pelas graças de Deus e das suas orações, disse ela.
Dos seus 82 anos de idade quase três décadas e meia foram dedicadas ao picadeiro, que segundo ela, começara aos 5 anos, herança da sua mãe e do seu tio - os pioneiros. Era conhecida como ‘a baiana Lurdes’ seu nome de guerra. Foi dançarina, violonista, equilibrista, atriz, mágica, porteira e algumas vezes mestra de cena. Queria também ser trapezista, mas sua mãe a proibiu em face do perigo que representava.
O fim dos seus três casamento/relacionamentos a impulsionou ao alcoolismo e a vida de intermináveis boemias e andanças pelo mundo, sendo inclusive abandonada até hoje pelos familiares.
Há quase 13 anos vive no abrigo. Ainda não conseguira se aposentar dada a inexistências de todos os seus documentos pessoais extraviados nos seus anos de andanças perdidas pelo mundo afora.
Afirma ter chegado à Aurora aos 5 anos de idade, tendo nascido no lugarejo de Carnaúba ou Pajeú das Flores, Estado de Pernambuco num ano que não lembra bem. Um local, segundo dizem, nunca encontrado pela direção do abrigo em que vive.
Alimenta a vontade de qualquer dia desses visitar a sua Aurora. Uma terra que nunca esqueceu, como confidenciou a nossa reportagem. “Sou filha de Aurora, pois cheguei lá novinha, uma criança...”, explicou. Seu antigo jeito para o violão, disse com tristeza que de algum modo já esqueceu, posto que perdera muitas “posições” notas e antigas músicas. No abrigo, vez por outra, ainda ensaia seus antigos passos de dança, como nos velhos tempos. Anos atrás ainda chegou a tocar no abrigos.
“Houve um tempo bom para quem vivia do circo”, disse ela. “Não era por ser meu irmão, mas não vi um palhaço nem um mestre de cena melhores do que Fuxico e Enoque”. “Enoque também pintava que era uma beleza...” disse ela sorrindo.
Lurdes, ou Lulu como é carinhosamente chamada por todos está tão bem onde vive, que até está pintando. Um quadro bem colorido de arte abstrata enfeita a parede do vão de entrada do abrigo ao lado de outros trabalhos artesanais confeccionados por outras idosas da casa(ver foto acima).
Lurdes é hoje a última remanescente de uma família do Cariri que fez história dedicando parte considerável da sua vida à arte de fazer a alegria do povo sofrido dos sertões, numa época em que poucas, ou quase nenhuma, eram as atrações de entretenimento cultural, notadamente nos grotões nordestinos, aonde nenhuma tecnologia ainda chegara, nem mesmo as transmissões de rádio.
“Por tudo isso, eu diria que Lurdes Pereira, é um patrimônio vivo não somente da arte circense cearense, mas, sobretudo de Aurora”, enfatizou José Cícero.
Não fosse o trabalho lindo, fantástico e abnegado da Sra. Maria Erivan, uma ex-freira, diretora da 'Casa Lar do Idoso', talvez não tivéssemos esta oportunidade histórica de estarmos conversando com nossa Lurdes Pereira, finalizou. “Aurora, assim como os deuses das artes haverão de agradecer a esta verdadeira heroína da caridade humana filha de Milagres e que também nos confessou ter raízes ancestrais na Aurora”, finalizou.
ABEMEL – Assoc. Beneficente Manduca e Letícia - Casa Lar do Idoso:
Além da maneira cortez e amigável com que fomos recebidos pelos que fazem o abrigo, especialmente a enfermeira Fernanda e a diretora D. Erivan é mister que se diga de toda a beleza e maravilha que constituem aquele lugar. E olha que chegamos de surpresa. Não sabíamos sequer onde a Casa estava localizada.
O ambiente respira uma paz incomensurável. A simplicidade do lugar ganha ares de grandiosidade justamente nos detalhes que encerra: Planejamento, organização, higiene, zelo, assim como todo o carinho do atendimento dedicado aos 13 idosos que ali vivem. Há uma felicidade explícita nos olhos como nos semblantes de todos os que indagamos. Além de Lurdes, também conhecemos uma outra paciente/moradora aurorense. Muitos dos que ali estão chamam o abrigo de céu. O adjetivo tem lá suas razões de ser, quando passamos a conhecer a residência e o projeto de perto.
Há ainda os serviços médicos especializados, além de terapia ocupacional, espaço para recreação, salão de festas, serviços de enfermagem 24 horas, seis refeições diárias com auxilio de nutricionista, assistentes sociais, voluntários etc.
Vale a pena conhecer todo o trabalho daquela entidade. E como só a caridade pode nos levar a verdadeira salvação... É imperioso que outras pessoas possam igualmente dá sua parcela de contribuição àquela verdadeira obra social, humanística e cristã.
SERVIÇOS:
ABEMEL: Rua: Santos Dumont, 166 Centro ao lado da igreja Matriz – Milagres-CE.
LEIA MAIS EM:

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Seleção Brasileira: Lista insossa de alienígenas, dinheiro, poder e o shownalismo midiático

Por José CíceroNão sei se desconfio da Seleção de futebol recém convocada pelo Dunga ou do meu pessimismo, às vezes, um tanto quanto exagerado... Produto, do meu cáustico olhar a la “gato escaldado sempre a desconfiar da água fria”. Quem sabe, uma forma de autodefesa natural de quem se acostumou a ‘confiar desconfiando’ não somente das aparências óbvias, como também das maquinais engenharias do nosso moderninho futebol-empresa-negócio.
Como no geral ocorre com a maioria das coisas do mundo e da vida, notadamente quando estas cada vez mais parecem serem movidas pelo marketing midiático; construídas pelo artificialismo do poder capitalista; difundidas e orquestradas sob as regras rígidas e a força bruta das elites, que juntas funcionam quase como uma lavagem cerebral na opinião dos fanáticos e apaixonados torcedores brasileiros.
Há por assim dizer, todo um esquema montado no sentido do anestesiamento nacional levado a cabo pelo shouwnalismo da mídia e o empastelamento das notícias, assim como de toda a crônica especializada diante deste que seguramente, se configura como um dos maiores espetáculos do mundo de todos os tempos.
Como de costume, no período da Copa do mundo a imprensa marron se mantêm como nunca à serviços da burguesia, inclusive política. Antes de constituir uma competição tradicional, a Copa do mundo virou de vez um grande negócio. Uma máquina de fazer fortuna para um restrito e seleto grupo planetário. São muitos os interesses que estarão em jogo, ao que tudo indica muito mais que atletas suando suas camisas, que no passado eram tidas como “mantos sagrados”.
Nos tempos modernos, haveremos de convir: Onde há dinheiro, mídia, holofotes e poder há sempre uma possibilidade ao escamoteamento da verdade. Uma visão subliminar de todo o contexto. Basta ver todo o cinismo televisivo, a maquiagem dos sorrisos. O jogo de palavras na arena do velho teatro a céu aberto. Enfim a cosmética definitivamente eleita como a bola da vez.
Os poderosos estarão dentro de campo e também fora dele. É preciso avaliar outra partida; um outro jogo sobremaneira de interesses múltiplos. Razão pela qual não custa nada desconfiar e não fazer coro, de cara, diante de um quadro que nada tem de novo: a não ser a mesmice do lugar comum. E, em se tratando de Brasil, tudo pode acontecer, inclusive, nada!...
Portanto, como um analista frio e torcedor que também sofre, creio até que outras seleções de tradição no futebol mundial não estejam tão boas assim, para nos impor algum tipo de medo, mesmo que o futebol atualmente tenha passado a ser uma prática sem fronteira. Jogar bem não é mais um monopólio como no passado recente.
A prática do bom futebol derrubara de vez o muro de Berlim da excludência esportiva, rompendo todas as fronteiras geopolíticas, sobretudo no quesito nivelamento. Está, portanto, nivelada a igualdade, malgrado toda a dinheirama que ora movimenta, em detrimento dos esforços humanos e sociais dedicados ao estudo e ao trabalho, enfim da economia produtiva de todo o globo. No entanto, estas questões não fazem parte das discussões futebolísticas elaboradas pela cartolagem daqui e do além-fronteira. Porque isso mexeria com velhos interesses historicamente sedimentados, de modo que nem a Fifa e nem a CBF pretendem tocar nem de longe nestas abordagens.
Sendo eu, um realista por convicção, não posso acreditar de chofre no lugar comum da comodidade bizantina, ou seja, na cantilena elaborada por conhecidos arautos do blá blá blá da telinha; tipo Galvão Bueno e Cia., bem como da seleção do técnico Dunga e do Sr. Ricardo Teixeira.
É fácil torcer. É gostoso imaginar sermos o melhor do mundo. Mas, não podemos exagerar achando que tudo está bem na seleção, que tudo esteja um céu de brigadeiro.
Porque isso não é verdade. É preciso saber decodificar ou soletrar o que está por trás das entrelinhas...
Ora alguém já se perguntou a razão de termos um técnico ‘tão seguro’, sem nunca ter provado o seu trabalho e sua experiência em qualquer equipe? Ora, porque o cargo de técnico da seleção que se diz a melhor do mundo tem que ser diferente e bem mais fácil do que o dos times de ponta do Brasil?
O jeito Dunga de comandar ou de ser comandado? A cartolagem da CBF não admitiria outro técnico que não fosse totalmente “dominado”?
Bons técnicos é coisa perigosa, tanto na vitória quanto na derrota. Talvez seja isso a razão pela qual o Dunga tenha sido o escolhido, o iluminado...
E o que dizer da lista elaborada por ele? Seria a seleção possível?
Difícil também engolir um time quase totalmente ‘estrangeiro’. Tão alienígena ao ponto de trazer nomes quase sem nenhuma identificação com a torcida aqui do Brasil. Figuras que às vezes sequer a imprensa as conhece. Sem esta identidade popular podemos dizer que a nossa seleção está carente de ídolos, coisas que dantes eram comuns.
É no mínimo lamentável um time “verde amarelo”, com apenas quatro magros nomes ora atuando no futebol nacional – Robinho e Klebson por exemplo: O primeiro praticamente dispensado pelos magnatas do primeiro mundo pelo baixo rendimento apresentado – mais um produto da mídia. E o segundo, um reserva do Flamengo, quase dispensado pelo pífio futebol apresentado nas últimas temporadas enfrentadas pelo rubro-negro carioca. Os outros dois podemos pelo menos apostar na possibilidade da surpresa.
Todos sabem que pelos menos mais quatro nomes de atletas que jogam no Brasil, teriam condições reais de estarem escalados para a Copa. Porém não foram lembrados pelo Dunga. Afinal também é sabido que os jogadores “estrangeiros” além de darem “ibope” à seleção dentro e fora do país, também conseguem gerar grandiosos rendimentos financeiros por conta do inestimável poderio das grandes empresas – as chamadas anunciantes de primeira grandeza, detentoras que são dos contratos milionários.
A Copa da África, não apenas para o time do Brasil será disputada mais uma vez por uma gama de jogadores europeus ou 'europeizados' de alguma maneira, tanto na forma quanto na dinâmica de jogar e de se portarem em campo. Então, aqui para nós: onde ficará o estilo, o talento, o modo e a antiga ginga do tão famigerado futebol arte do Brasil?
A era Dunga ressuscitou das cinzas para em seguida morrer ou terá seu estado de glória com a conquista inédita – o hexa-campeonato? Daqui a pouco o futuro nos dirá...
Por enquanto, a ordem é esperar e torcer. Afinal, como dizem, o futebol é sempre uma caixinha de surpresa. Vamos sim torcer para que dentro dela não nos venham surpresas desagradáveis, porque isso seria doloroso demais para uma nação que há muito (desde Zico e Pelé) aprendeu a tomar para si, o título eterno de melhor futebol-arte do planeta.
Torçamos então para que Dunga nos surpreenda sim, fazendo com que este time de milionários quase desconhecidos esqueçam um pouco os holofotes midiático e resolvam quem sabe, jogar futebol (afinal ganham muito para isso) fazendo com que a canarinho (agora nem tanto pelo novo uniforme) possa se sagrar hexa-campeã do mundo.
E assim a nação brasileira, na sua maioria sofrida, consiga por alguns dias se embriagar de tantas alegrias e utopias a ponto de esquecer suas dores e agruras. Até que a rotina volte de novo ao normal, sejamos nós campeões ou não.
Quando enfim, todos percebam que a vida difícil vai muito além de 90 minutos de futebol televisionado (quem sabe agora) sem mais o monopólio da poderosa.
E a vida possa enfim seguir seu rumo, diante dos velhos e duros golpes da realidade, mas que mesmo assim: teimosamente todos possam gritar bem alto: Gooool!
Desenho ilustrativo: da Internet

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Igreja Adventista do 7º dia realiza bonito trabalho em AURORA

Pastor Genival entrega material de campanha: livro e Revista ao secretário de Cultura José Cícero
A igreja adventista do 7º dia do município de Aurora está participando ativamente da campanha Impacto Esperança edição 2010, cuja participação está sendo estendida para toda a América do Sul. Um dos pontos altos da campanha diz respeito a distribuição do livro Tempo de Esperança de autoria de Mark Finley.
Além do livro Tempo de Esperança (cuja tiragem total chegará a 5,4 milhões de exemplares), editores da Casa Publicadora Brasileira e da editora adventista da Argentina escreveram textos que mostram o sábado como um antídoto para o estresse e apresentam os benefícios desse dia sagrado para a saúde física e mental, entre outras vantagens. Esse material foi reunido na revista Um Dia de Esperança que terá 19 milhões de exemplares.

Em Aurora não será diferente. A igreja local há dias vem desenvolvendo um belo trabalho junto à população, incluindo a distribuição da material informativo e reuniões doutrinárias.
Um dos responsáveis pela igreja o pastor Genival tem dedicado um tempo exclusivo na divulgação da campanha junto a comunidade.
Como também os esforços para a instalação de uma Atena de repetição para a retransmissão dos sinais da TV Novo Tempo. Para tanto, Genival tem mantido diversos contatos com a secretaria de Cultura do município com este objetivo. A concessão para a liberação do espaço está sendo aguardada como muita expectativa e para breve.

Da Redação: Leia mais em:
www.seculteaurora.blogspot.com
www.jcaurora.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.blogdaaurorajc.blogspot.com

terça-feira, 4 de maio de 2010

Representantes da AFA participam de reunião com o prefeito Adailton e Seculte-Aurora

A última sexta-feira(30) foi um dia dos mais movimentados pelos que fazem a Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto de Aurora. Pela manhã aconteceu uma reunião com vistas ao fechamento das equipes de trabalho para as comemorações do dia 1ª – dia internacional do trabalho, posto que a Prefeitura comemoraria com uma extensa programação sócio-cultural e esportiva. No período da tarde a Seculte participou de mais um encontro com os representantes da SBEC-Cariri Cangaço para debater a participação de Aurora no Cariri-Cangaço 2010. Outra reunião com o mesmo tema ocorreria na tarde de domingo desta feita, com o coordenador geral do evento Manoel Severo e outros convidados da entidade promotora do acontecimento.
Ainda na sexta-feira no período da noite o secretário José Cícero juntamente com outros representantes da secretaria participaram de mais uma reunião, ou seja, com o pessoal da AFA – Associação dos Filhos e Amigos de Aurora residentes em Fortaleza. O referido encontro teve por objetivo discutir a programação para o grande encontro que a entidade em parceria com a Prefeitura realizará em Aurora no dia 17 de julho onde se pretende reunir mais de 2.000 aurorenses residentes fora do município. Uma vasta programação está sendo elaborada com esta finalidade. Será um momento de muita festividades e serviços sociais que estarão sendo ofertados a população.
Na manhã de domingo, dia 30 os representantes da AFA-CE juntamente com o secretário estiveram reunidos com o gestor municipal Adailton Macêdo em sua residência, com a finalidade de fechar os primeiros pontos da programação. Estiveram presentes além do prefeito Adailton Macêdo, a 1ª dama Rose, o professor Ronaldo Santos, o secretário JC, e os membros da AFA: Marciel(bastim), Regina Souza, Maria Leite e Aurileide Campos.
Outros contatos deverão ser mantidos por todo este mês na perspectiva de aprimorar o quanto antes o planejamento programático para este que será um evento dos mais históricos já vivenciados pelos aurorenses.
Leia mais em:
www.aurora.ce.gov.br
www.seculteaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.jcaurora.blogspot.com