quinta-feira, 14 de abril de 2011

Esgoto da Cagece volta a derramar dejetos a céu aberto nas ruas do Araçá


Imagens do esgoto do Araçá derramando dejetos no meio das ruas

Não tem jeito: Cagece em Aurora continua de mal a pior no que tange ao atendimento que vem dispensando à população consumidora.

Pela 'enésima' vez a tubulação do esgoto da rua Cícero José do Nascimento no cruzamente com a Nereu Gonçalves(Da Cerâmica) no bairro Araçá em frente a Creche comunitária Romão de Sá Barreto Sabiá volta a despejar dejetos a céu aberto. Exalando uma fedentina insuportável naquele local e no seu entorno.

Eis aí um vetor potencial de várias doenças. E como aquele espaço é considerado de grande fluxo de pessoas e de veículos, só tende a aumentar ainda mais a problemática.

O calçamento também está está uma lástima de tanta lama e água fétida a escorrer sobre a superfície das ruas....

De modo que não custa nada perguntar: Será que a única solução possível que a Cagece tem a oferecer é a delonga para ações paliativas? Além da cobrança em dia da exorbitante taxa de esgoto em 100%.?

Ora, se todos pagam a taxa, é justamente para que coisas como estas não aconteçam. Contudo, tal problema não se constitui como algo novo. Posto que há anos, desde que o saneamento começou a operar que, vez por outra, aquele defeito se repete. O entupimento do cano da tubulação do esgoto, pode ser um indício de um defeito técnico. Talvez por isso não se resolva com ações mínimas e corriqueiras. Ver(fotos de hoje dia 14 de abril no Araçá).

Nos dias de chuvas toda a problemática se multiplica ainda mais. E o que é pior: Crianças que brincam pelas ruas terminam pisando nos dejetos, notadamente durante as enxurradas. E mais: a questão não se restringe apenas as ruas citadas.... Outros logradouros estão a enfrentar problemas semelhantes.

Não resta dúvida de que se trata de uma questão de saúde pública das mais graves, malgrado ser algo um tanto quanto silencioso e que, por outro lado, também fere o sagrado direito do consumidor. Temos que nos atentar para o chamado 'princípio da precaução'. Não é racional esperarmos que o pior aconteça.

Destarte, diante do risco e do descaso o que haveremos de fazer?

Quem sabe procurar nossos direitos pelas vias legais? Conclamar as autoridades locais?

Como igualmente encampar um movimento de protesto popular de denúncia e reivindicação com os moradores do bairro?Divulgar toda esta dura realizade na imprensa em geral? Bom, o certo é que algo precisa ser feito com urgência e de modo definitivo. A comunidade já esperou além da conta.

Inclusive, o próprio prefeito por diversas vezes tem acionado/comunicado a direção regional do órgão. Mesmo assim a solução tem sido leniente e de verdadeira continuidade. Tanto que o problema ainda ainda ai por se resolver e se repetindo...

Quem sabe uma audiência pública formulada pela Câmara de vereadores poderia surtir melhor efeito no sentido de convencer a quem de direito, para uma solução definitiva para a questão.

Assim os moradores aproveitariam também para discutir com as autoridades locais e os representantes da Cagece a taxa de esgoto, altíssima por sinal, para is padrões de Aurora. Debateria-se também os 3,5 km de adutora inacabada quando a água continua correndo por gravidade e a céu aberto até chegar na 1ª estação de bombeamentoe de lápara as torneiras no inverno com grande turbidez.

Ainda o mau cheiro e a estação de tratamento localizada no bairro da Aurora Velha, ao lado de uma grande escola. A falta de água que mesmo com o açude Cachoeira cheio quase sempre se repete. Com também de quando em vez se repetem os vazamentos ocasionando grande disperdício de água. Os estragos na pavimentação das ruas, bem como o atendimento aos aurorenses em geral.

Da Redação do Blog da Aurora.

LEIA MAIS EM:



Nenhum comentário: