domingo, 10 de julho de 2011

Filho de Aurora - Fundador de Cidade no MT

30 anos de história pioneirismo e dedicação em prol de Guarantã do Norte.
Vamos saber um pouco mais sobre estes trinta anos deste fundador de nossa cidade - o Ex- Prefeito - Zé Humberto.

José Humberto Macêdo é o terceiro filho dos 10 que tiveram Francisco Landim de Mecêdo e Zaide Torquato Macêdo (in memorian), nasceu em Aurora Ceará em 04 de dezembro de 1951. Aos nove anos de idade a família mudou-se para Cajazeiras, Paraíba, para facilitar os estudos dos 10 filhos.

Em Lavras da Mangabeira CE, José Humberto cursou o primeiro ano do curso de técnico agrícola. Aos dezesseis anos foi transferido para o Colégio Agrícola Idelfonso Simões Lopes na cidade de Campo Grande RJ ligado ao campus universitário da UFRRJ. No Rio concluiu o curso técnico e ingressou na Faculdade Federal do Rio de Janeiro no curso de agronomia.

Em 03 de março de 1973 aos 21 anos de idade José Humberto consegue um contrato de estagiário como técnico agrícola no INCRA. Pela contratação o jovem estagiário foi designado para trabalhar no Projeto de Colonização, Bernardo Saião, no estado de Goiás.Três meses após a contratação como estagiário, José Humberto foi designado executor do referido projeto que veio a ser emancipado no ano de 1979.

Após a emancipação do Projeto de Colonização Bernardo Saião, o presidente do Incra Paulo Yocota pediu a José Humberto que visitasse os estados do Acre e Rondônia, para escolher onde ele queria trabalhar. Antes mesmo de José Humberto escolher, surgiu o Projeto de Colonização PAC Peixoto de Azevedo. O presidente do INCRA, com o surgimento do novo projeto, designou José Humberto para executor deste projeto que seria implantado em parceria com a cooperativa COTREL do Rio Grande do Sul.

Em novembro deste mesmo ano, José Humberto vem conhecer a área onde iria desempenhar sua nova missão. No dia 02 de fevereiro de 1980 ele chega em definitivo na região onde fora recebido pelo Jovem Davi Menegon e um servidor do INCRA que se encontrava na região.

A chegada do executor aqui, foi bastante complicada, a chuva não parava de cair e os alagamentos eram intensos, a empresa ENCO que fora contratada pelo INCRA para fazer a topografia e abrir as estradas não tinha disponível aqui a estrutura para realizar os serviços necessários e urgentes. O engenheiro do INCRA que já se encontrava aqui estava hospedado na Fazenda Cachimbo. Os serviços de topografia e abertura de estradas estavam atrasadíssimos e a estrutura da empresa contratada estava longe de ser suficiente para atender as necessidades. Foi eleito o 1º prefeito do município...(...).

Guarantã do Norte é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 09º47'15" sul e a uma longitude 54º54'36" oeste, estando a uma altitude de 345 metros. Sua população estimada em 2005 era de 32.940 habitantes.

Localizado a 725 quilômetros de Cuiabá, o município de Guarantã do Norte, nome escolhido por existir na região uma espécie de árvore conhecida por esse nome, nasceu de um assentamento agrário pelo Incra e pela Cooperativa Triticula.

Por: www.portalguarantadonorte.com.br/noticias.cfm

LEIA MAIS EM:
www.prosaeversojc.blogspot.comwww.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.seculteaurora.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.jcaurora.blogspot.com

Nenhum comentário: