quarta-feira, 28 de março de 2012

ESPIRITISMO EM ALTA:

Cresce o movimento espírita no município de AURORA

Por José Cícero

Da esquerda para a direita: Prof. Valdeci, José Cícero(blog de Aurora) e o médium espírita Jonas durante a reportagem




Imagens: 1- Sede do Núcleo Espírita. 2- JC e o médium prof. Valdeci. 3- Prof. Valdeci, JC e Vicente Quitaiús(em atendimenti espiritual). 3- Presidente do núcleo Naro Macedo e Prof. Valdeci.

Enquanto muitos apenas lamentam os rumos atuais de um mundo dito moderno, diante das suas inumeráveis mazelas e todo caos existencial. Assim como do próprio processo de desvirtuamento moral, cristão e humanístico da civilização. Fruto segundo alguns, do grande materialismo em detrimento da essência espiritual. Outros não desistem e por isso mesmo, vão à luta. Movidos pela vontade do bem e determinados, quase como uma profissão de fé. Persistem portanto, ante o otimismo e a instrumentalização da caridade. Pelos menos é assim que estão atuando os chamados adeptos do espiritismo aurorense.

Trata-se de um pequeno, mas qualitativo número de pessoas das mais diferentes classes sociais que estão a impulsionar o verdadeiro movimento espírita de Aurora. Um trabalho de abnegados em favor do exercício prático do bem, da caridade e do conhecimento espiritual. O que eles denominam muitas vezes de “a boa-nova” de um novo tempo de luz que renascerá sobre à Terra. Um nova era de renovação, bonança e de verdade.

Com um trabalho totalmente desprendido, são todos eles, autênticos voluntários da fé que através da doutrina espírita, codificada por Allan Kardec não estão medindo esforços no sentido de propagar tais conhecimentos doutrinários, além de ajudar da melhor forma possível, diversas pessoas da comunidade.

Na prática, o movimento kardecista em Aurora não constitui uma novidade, visto que sua inserção junto aos aurorenses remota a segunda metade dos anos 80 quando da fundação do 1º centro de estudo espírita do município, denominado de “Paulo e Estevão”. O mesmo tinha como um dos seus organizadores o então promotor de justiça da época - O ex-prefeito Alcides Jorge juntamente com o Sr. Arnóbio Araújo(atual vice-prefeito de Cedro). Mesmo com a sua importância pioneira, o referido centro teve uma vida efêmera. Mas, cumpriu sua missão – plantou a semente que precisava.

De tal sorte que, agora, de uns dois anos para cá o movimento ressurgiu com toda força. Capitaneado por um bom número de pessoas que, semanalmente se reúnem organizadas em grupos de estudos. Desenvolvendo o que eles chamam de “o evangelho no lar”. Além de trabalhos mediúnicos, sessões de consultas, desobsessões, ajuda aos necessitados e campanha filatrópicas.

Importante trabalho que vem sendo desenvolvido com a ajuda de médiuns e demais doutrinadores. Tais como os professores(médiuns espíritas) Valdecir e Jonas, ambos do movimento espírita da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Além da conhecida médium residente na região do Tipi de Aurora - a Srª Leda Tavares. Ainda do doutrinador e atual presidente do recém fundado centro; agora intitulado de Núcleo Espírita Maria de Nazaré( Nemane) - Naro Macedo. Todos estes, auxiliados que são por um significativo número de adeptos e freqüentadores que juntos, vêm fazendo um belo trabalho por intermédio do núcleo da entidade, cuja sede está localizada na rua A nº 64 no conjunto habitacional - Casas Populares - no bairro São Benedito(Aurora Velha).

Reportagem do Blog de Aurora:

Recentemente, a reportagem do Blog de Aurora através deste articulista e redator, esteve visitando o referido Núcleo Espírita. Ocasião em que conversou demoradamente com o médium paraibano o professor Valdeci, assim como, com o presidente da entidade local o Sr. Naro Macedo. Também esteve presente na oportunidade, o repórter fotográfico deste blog, o jovem Adriano Souza.

Foi um bate-papo dos mais agradáveis e produtivos. Muito especialmente para aqueles que sempre gostam de aprender um pouco mais. Uma daquelas conversas francas e abertas, da qual a gente nunca mais esquece. Tamanha foi a grandeza da sua importância, principalmente no aspecto do nível de conhecimento e do aprendizado decorrentes de tão formidável conversação.

Uma constatação inequívoca do excelente propósito deste movimento filosófico, doutrinário, humanístico e cristão. Uma grande oportunidade para o aprimoramento do processo de crescimento interior dos aurorenses, sobretudo na seara do bem, do amor ao próximo e da prática da caridade junto aos mais necessitados. Um instrumento espiritual que certamente, ajudará e muito, na evolução popular na direção do bem sem no entanto(ao contrário do que muitos pensam) querer ferir ou desqualificar qualquer credo político ou religioso.

A conversa com o professor Valdeci foi, sem sombras de dúvidas, uma grande lição de como podemos crescer de uma forma holística, sem perder de vistas os mais variados conhecimentos, tanto do mundo visível(concreto) quanto do suprafísico(espiritual). Afinal, são estes o verdadeiro bem que carregamos para à eternidade. O mais autêntico conhecimento que nos faz bem e que por isso mesmo nos completa, enquanto essência.

Por fim, diria que: Num mundo em que vivemos cheio de atribulações, sofrimentos, maldade, e outras expiações de toda sorte: o conhecimento da verdade que a todos liberta e orienta, é um importante começo para à busca efetiva das soluções destes conflitos e problemáticas..

De resto, como um entusiasta da filosofia Kardecista, torço sinceramente para que este movimento, seja de fato, um lenitivo para os que precisam de apóio e luz. Assim como, um refrigério de entusiasmo e de coragem para os que sofrem na escuridão da dúvida...
Portanto, que seja Luz para que todos, de um modo coletivo, possam dá as mãos e prosseguirem nesta luta em favor do bem e da caridade em prol dos que realmente precisam descobrir caminhos e grandes verdades que os libertam de todas as amarras da vida e as agruras do mundo.
.....................................................
José Cícero –
Professor, poeta e pesquisador.
Secretário de Cultura, Turismo e Esporte
Aurora – CE.
------------------------------
SERVIÇO:
Núcleo Espírita "Maria de Nazará" - NEMANE.
Presidente - Jânio Jackson de Macedo(Naro)
Rua "A" nº 64 - Conj. Habitacional Casas Populares
Bairro São Benedito(Aurora Velha).
Cep.63.360-000 Aurora -CE.

LEIA MAIS EM:

WWW.seculteaurora.blogspot.com

www.afaurora.blogspot.coo

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.eitaaurora.blogspot.com

www.cariricangaco.com

WWW.jcaurora.blogspot.com

FOTOS: Adriano Souza Anão(Blog de Aurora)

Nenhum comentário: