quinta-feira, 30 de maio de 2013

Aprovada criação da Universidade do Cariri

A região do Cariri, composta por oito municípios cearenses, será uma das regiões beneficiadas com uma Universidade Federal. A proposta, relatada pelo senador Inácio Arruda, prevê que a universidade seja criada por desmembramento da Universidade Federal do Ceará, para atender à nova região. Além do Ceará, os estados da Bahia e Pará foram beneficiados com projetos de criação de novas Universidades. Os projetos chegaram ao Senado nesta terça (28) e foram aprovados em regime de urgência, solicitada pelo senador Inácio Arruda. As matérias seguem para sanção presidencial.
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) terá sede no município de Juazeiro do Norte e beneficiará uma população de mais de um milhão de pessoas. “O nosso parecer, portanto, é favorável a essa conquista, que é do Ceará, mas, quero dizer, com grande impacto também na Paraíba, em parte de Pernambuco e mesmo do Piauí, porque é uma região que abrange uma parte significativa desses quatro Estados da Federação. Assim, o nosso parecer é favorável e parabéns ao povo do Cariri, que recebe esta Universidade Federal”, destacou Inácio.
Com a criação da Universidade, ainda de acordo com o senador Inácio Arruda, será possível aproveitar as potencialidades produtivas locais compatíveis com a conservação ambiental, além das atividades do turismo ecológico, científico e cultural. “A Universidade Federal do Cariri viabilizará o fortalecimento de uma política local de desenvolvimento econômico e social permitindo que toda a população tenha acesso a instrumentos adequados para as mudanças socioeconômicas efetivas na região”, afirmou Inácio.
Universidade Federal do Cariri
A Universidade será composta inicialmente pelos campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, que antes da lei pertenciam à Universidade Federal do Ceará, e pelos novos campi de Icó e Brejo Santo. Os alunos dos campi já existentes serão transferidos automaticamente para a Universidade Federal do Cariri, bem como os cursos já disponíveis.
Os professores, antes lotados na UFC, também passarão a integrar o corpo docente da UFCA. Vale salientar que o projeto aprovado prevê ainda a criação de 197 cargos de professor de Magistério Superior e 212 cargos de nível superior classe “E” e 318 cargos de nível intermediário classe “D”, do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação.
....................
Fonte:  http://inacio.com.br/2013/05/aprovada-criacao-da-universidade-do-cariri/
LEIA MAIS EM:
e no Facebook

Nenhum comentário: