sábado, 25 de maio de 2013

E as nossas Rodovias como estão e como ficam?


 
Triste e lamentável, mas é verdade. As estradas do nosso país estão cada vez mais violentas. 
O que se vive hoje nas rodovias brasileiras não tem outro nome, senão o de uma verdadeira tragédia humana. A morte parece rondar todos os que viajam por este país continental. Todos são, por assim dizer, vítimas em potencial de um acidente. E o pior ainda é  saber que, ao que tudo indica, esta realidade catastrófica não parece sensibilizar muitos. Notadamente a nossa elite política e empresarial. É como se todos eles estivessem cegos diante desta calamidade. Desta máquina mortífera que, ao passo que amedronta também nos envergonha pelo teor da nossa passividade. Posto que a a imprudência ainda constitui um dos grandes componentes para o agravamento da situação. 
Toda sorte de  precariedades das nossas estradas, somada ao crescimento absurdo da frota de veículos, assim como a cultura da ignorância e da deseducação, também têm contribuir para  este autêntico e deplorável caos rodoviário. Algo que pelo menos deveria ser considerado como um problema social e de saúde pública. Que, diga-se de passagem, (como está) também onera  e encarece  as finanças do erário.
Enquanto isso, os governos  continuam insistindo(ao contrário das grandes nações do mundo), em priorizar o transporte rodoviário em detrimento das ferrovias. De forma que nenhuma solução pode ser vislumbrada no chamado fim do túnel. Some-se ainda a tudo isso,  toda a problemática do trânsito mortífero e engessado que ora se vive nas grande cidades e até mesmo no interior; aliás na maioria dos casos, fomentado pela política governamental ante a fabricação e  popularização da compra do carro de da moto por uma séri de  facilidades.
No fundo há um grande esquema que visa  priorizar as rodovias e assim agradar os empresários do setor, única razão que pode explicar a atual situação criminosa de sucateamento das nossas ferrovias. Os grandes incentivos às montadoras que encontram um grande filé mignon no Brasil,  como o preço dos automóveis mais caro do planeta. Mesmo assim vendem como água no deserto do Saara.
Sem esquecer que tudo fica bem mais caro pelo transporte modal das rodovias, mas alguém está ganhando muito com este modelo. Além do mais está saindo, inclusive, muito caro para o meio ambiente e por consequência,  para a vida das pessoas. 
Senão: como pode por exemplo, o preço das passagens de avião está proporcionalmente mais barato do que do próprio ônibus?
Sinal de que o transporte rodoviário está caro, debilitado, defasado e deficiente...Um esquema que só funciona bem apenas para os empresários monopolistas do setor em seus conluios espúrios como boa parte dos poderosos políticos deste país.  

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