segunda-feira, 1 de julho de 2013

Turismo Ecológico: Herdeiros da nascente "olho d'água de Vinô" confirmam doação ao município

Da Redação
Prof. Tarciso Leite(centro) ladeado pelo filho Tarciso Jr e Sebastião Maciel
Imagem da Nascente do Araçá: "Olho d'água de seu Vinô Leite"
Prof. José Cícero ao lado do manancial no Araçá ( Arquivo Secult )
Gravação do vídeo: Dr. Tarciso, seu filho, JC, Bastim e Netão na área
Dr. Tarciso Leite, seu filho e Sebastião Maciel com JC na Secult-Aurora

 Uma vez doado para o município o antigo "olho d'água de Vinô" será transformado numa área de preservação ambiental  destinada ao desenvolvimento do turismo ecológico, diz secretário.

Na noite desta segunda-feira, dia 1º de julho o secretário de Cultura e Turismo do município, professor José Cícero juntamente com o diretor da AFA Sebastião Maciel(Bastim) estiveram mais uma vez reunidos com o Dr. Tarciso Leite e o seu filho Dr. Tarciso Filho. 
O objetivo foi o projeto  acerca da fomentação do turismo ecológico, em torno do tombamento ambiental e de preservação da histórica nascente conhecida popularmente como "Olho d'água de seu Vinô". A mesma está localizada na propriedade dos mesmos, ou seja,  no alto Araçá portanto, dentro do perímetro urbana no entorno do açude e da antiga residência do patriarca da família. Hoje praticamente dentro da cidade à margem da linha férrea.  
A nascente, por sinal uma das últimas ainda viva na região, segundo o secretário, está a correr perigo de desaparecer para sempre, caso nada seja feito de imediato no sentido de preservá-la, garantindo-a às novas gerações vindouras. 
Razão pela qual os herdeiros já se prontificaram a fazer a doação do manancial, assim como da área ao redor, considerada como mata ciliar.  A ideia da Secult é transformar o local num espaço de visitação turística com foco na preservação e no desenvolvimento da educação ambiental. 
Além da construção de uma trilha ecológica voltada para o lazer natural, visto que a nascente fica bem ao lado do antigo açude e, por isso mesmo representa um pedaço importante do bioma caririense. Que, segundo ele, é fundamental que todos os aurorenses conheçam  e ganhem consciência acerca da necessidade da sua urgente preservação.
Na próxima semana,  o secretário e  Sebastião Maciel estarão acompanhando uma equipe, no sentido de fazer  o quanto antes a demarcação da área a ser doada. Tanto a solicitação, quanto a proposta feitas há quase um ano, foram bem recebidas pelos proprietários; razão pela qual já decidiram formular oficialmente a doação. 
"Um gesto que bem demonstra toda a dedicação e o apego  que ambos, os proprietários, têm à Aurora e às suas raízes", disse o secretário.
-----------------------------------
Da Redação do Blog de Aurora
http://blogdaaurorajc.blogspot.com.br/2013/04/turismo-ecologico-olho-dagua-de-vino-e.html
Fotos:  JC e arquivo -  Secult Aurora.
LEIA MAIS EM:
WWW.afaurora.blogspot.com
e no Faceboo

Nenhum comentário: