sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Agricultor ribeirinho de AURORA possui coleção de moedas antigas encontradas no leito do rio Salgado









Em matéria publicada aqui no Blog de Aurora edição do dia 3 junho de 2011 enfocávamos um inusitado achado de moedas antigas  nos muitos bancos de areias situados às margens do rio Salgado. Mais precisamente por ribeirinhos moradores do sítio Curralinho aqui mesmo no município de Aurora.  Algumas raridades datavam dos séculos XVI, XVII e XVIII. 
Mas tal achado ao que parece, não se restringe apenas  à região do Curralinho, vez que esta semana descobrimos um outro agricultor que possui  uma verdadeira coleção de moedas muito mais antigas e variadas do que as que relatamos na matéria pretérida. 
Algumas remotam, inclusive, à época do Brasil colônia, ou seja, foram cunhadas em Portugal visto que são datadas do século XVI. Outras do império, da república, do século XX e até mesmo fichas telefônicas que igualmente já caíram em desuso.
Tendo morado praticamente a vida inteira às margens do rio Salgado de Aurora, o tal agricultor desta feita da região do Calumbi/Santo Antonio disse vim juntando ao longo de todos estes  anos as citadas preciosidades. E, tampouco se dá conta da imensa importância histórica de tal achado.
O mais interessante é saber que todas as moedas foram e continuam ainda até hoje a serem encontradas, segundo ele, nos barrancos de areias que são deixando após as enxurradas e as enchentes durante as quadras invernosas do rio.
AS MOEDAS: 
Algumas encontra-se em péssimo estado de conservação, bastante deterioradas, possivelmente pelo tempo que permaneceram enterradas no fundo do rio, expostas às intempéries da natureza, além da corrosão e oxidação natural impostas aos metais. 
Outras apresentam uma melhor visibilidades das escrições e desenhos constantes. Sendo fabricadas de vários tipos de metais.
O que se faz notar a necessidade de um tratamento especializado, além da análise criteriosa por parte de especialista em Numismática, que é a ciência que tem por objetivo  estudar  moedas e  medalhas antigas das mais diferentes épocas.
"Tais preciosidades deveriam estar num museu no sentido de melhor  preservá-las e possibilitar por isso mesmo o acesso público da população  a este interessante documento  do nosso passado histórico e arqueológico, segundo explicou o secretário de cultura local, o professor José Cícero, que esteve visitando em primeira mão as citadas moedas(ver fotos acimas).
.............................................
Da Redação do Blog da Seculte e da Aurora.
Fonte:  http://blogdaaurorajc.blogspot.com.br/2011/06/noticias-urgentes-de-aurora.html 
edição do dia 3 e3 junho de 2011
..........................
LEIA MAIS EM:
e no Orkut e  Facebook.
Fotos: José Cícero - 
Secult-Aurora

Nenhum comentário: